Refeições em Portugal: O que preciso saber?
Já dei dicas para vocês sobre alguns restaurantes imperdíveis (além de mostrar todos os que vou nos stories!) e também contei as diferenças entre o Português x Brasileiro (isso existe?): Comidas e Refeições.
Mas tem algumas outras coisas sobre refeições e restaurantes (e os costumes relacionados a isso) aqui em Portugal que precisam saber e nem sempre contam para vocês!
O que preciso saber sobre as refeições em Portugal?
1) HORÁRIO
O horário é um assunto muito importante, afinal ninguém quer correr o risco de chegar no restaurante e encontrar ele fechado ou num horário que já não sirva mais refeições, certo?
Então muita atenção porque nos restaurantes mais tradicionais (e não só), o almoço é servido, geralmente, entre 12h e 15h e o jantar das 19h às 23h, podendo existir uma pequena variação de acordo com o restaurante. Fora desses horários, no geral, refeições não são servidas.
Com o aumento do turismo essa situação já está diminuindo e alguns restaurantes começam a trabalhar direto, porém a grande maioria funciona ainda assim.
Caso esteja fora de horas e queira almoçar, o ideal é buscar restaurantes de hotéis, de chefs conhecidos como Avillez, Sá Pessoa, Kiko, ou hamburguerias, centros comerciais, os mercados (da Ribeira ou de Campo de Ourique) e restaurantes de comidas mais práticas e rápidas.
Ah, aos Domingos, Segundas e Feriados também é importante estar atento e planejar seu roteiro incluindo refeições antecipadamente, porque muitos restaurantes não abrem nesses dias.
OBS: No mês de Agosto é importante ter ainda mais atenção, porque muitos estabelecimentos fecham para férias (geralmente de 1 ou 2 semanas). Então não deixe de confirmar se está aberto antes de ir também.
2) RESERVAS
Tem um restaurante que quer muito ir? Então, é melhor fazer reserva.
Os restaurantes aqui, geralmente, são pequenos e trabalham com reservas. Ou seja, se você não fizer reserva, há grande chance de chegar lá e não conseguir mesa.
Sei que em viagens não é o mais prático, porque nem sempre conseguimos cumprir os horários dos passeios e etc. Mas para aquele restaurante imperdível, que você quer ir há tempos, confere antes os horários de funcionamento, se faz reserva e garante logo a sua experiência.
Alguns restaurantes trabalham com reservas através do próprio site, Instagram, Facebook ou então através de aplicativos como Zomato ou The Fork.
Já que falei no Zomato e no The Fork, sabiam que é possível economizar com eles também? Confere aqui: Como economizar nas refeições em Portugal
3) PEDIR POR UMA MESA ANTES DE SENTAR
Pode parecer estranho com o restaurante vazio, ainda mais para nós que estamos acostumados a entrar e sentar logo se tiver mesa vaga. Maaas aqui, por hábito, ao entrar num restaurante, pare e espere que venham o atender para pedir uma mesa.
4) COMO CHAMAR O GARÇOM
Ou melhor como chamar o empregado de mesa?
Se ainda não viu: Confere aqui as diferenças entre Português x Brasileiro (isso existe?): Comida e Refeições.
Os portugueses são mais formais que nós, então para chamar os empregados de mesa usam: “se faz favor”. Por isso, tentem evitar termos mais informais como amigão, chefe, moço, etc.
5) GORJETA
Aqui em Portugal, as contas dos restaurantes não incluem serviço (o nosso famoso 10%). Sim, a conta final é somente o que consumiu. Entretanto, a gorjeta pode ser dada da mesma forma, se acharem o serviço bom e quiserem fazer uma agrado ao serviço de mesa e cozinha.
6) GASTRONOMIA
É praticamente impossível não se apaixonar pelos pratos portugueses, né? Apesar da maior fama ser do bacalhau, os outros peixes, mariscos, a carne de porco e o pato são clássicos que devem ser consumidos sem moderação. Mas é importante ressaltar alguns pontos.
Nem sempre os pratos são servidos aqui como geralmente estamos acostumados. Por exemplo, os peixes costumam ser servidos inteiros (com cabeça, rabos, pele e espinhas), a não ser que esteja escrito lombo ou posta ou seja um restaurante mais refinado.
O mesmo acontece com os mariscos que são servidos inteiros e com casca. Os portugueses dizem que faz parte da distração e é um passatempo ao degustar o prato.
Caso não gostem, convém perguntar como esses pratos são servidos e, se vierem inteiros, solicitar se podem servi-los a mesa já sem a cabeça, por exemplo.
Em breve vai ter post com os pratos e tipos de comida mais consumidos pelo portugueses, por afinal não se vive só de bacalhau ;) .