O primeiro passo depois de comprar a passagem para vir para Portugal é garantir um seguro viagem. Por que? Porque o Seguro Viagem é obrigatório para entrar no Espaço Schengen, que foi estabelecido através de um acordo entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes, e PORTUGAL faz parte.
Com isso, é obrigatório ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 € para entrar em qualquer um desses países, de forma que esteja garantida o custeio de qualquer eventual despesa médica.
Como existe acordo entre o Brasil e Portugal, também é possível utilizar o PB4 (uma espécie de atestado de direito à assistência médica). Entretanto, caso necessário terá assistência médica na rede pública de saúde, mediante o pagamento das taxas moderadoras (que variam de acordo com o atendimento necessário).
Muitas vezes o cartão de crédito utilizado para a compra da passagem áerea também oferece um Seguro Viagem, entretanto é necessário verificar se oferece a mesma cobertura (30.000€) e se tem todas as assistências que gostaria. Geralmente, só cartões Black ou Platinum que tem mais coberturas. Além disso vale ter atenção se este seguro não funciona somente no modelo de reembolso, ou seja, caso precise utilizar teria de arcar com os custos e depois solicitar o reembolso.
Mas além da questão da obrigatoriedade legal, é importante estar protegido. Afinal imprevistos acontecem (e mais do que nunca aprendemos isso!) e não é porque estamos de férias que não podemos adoecer ou ter um acidente. Então nada melhor do que viajar despreocupado e ter a certeza de que em caso de qualquer eventualidade terá atendimento bom, rápido e adequado às suas necessidades.