Hospedagem no Porto - Parte 1: Localização

 

É muito recorrente a pergunta: “Ale, onde fico hospedado no Porto?”, “Tem alguma indicação de hotel?”.

Essas perguntas precisam levar em consideração uma série de fatores, começando pelo gosto pessoal e preferências de cada um, além claro do orçamento disponível.

Mas vamos lá, vamos começar pelas dicas de onde se hospedar.

Qual a melhor localização para se hospedar no Porto?

Uma boa localização no Porto é aquela onde consiga se locomover tranquilamente a pé ou de transportes públicos, porque, sinceramente, não vale nada a pena tentar andar de carro pelo centro (usem o carro só para os passeios como Braga, Guimarães, Aveiro, etc ou para ir a Foz, se tiverem tempo e não quiserem ir de elétrico). Por que? Porque assim não enfrentarão trânsito, dificuldades para estacionar e preços altos.

Como o Centro Histórico do Porto não é muito grande, em quase todas as localizações (sugeridas), se tiver disposição e nenhuma limitação, e quiser, poderá fazer tudo a pé.

Vale completar que nas melhores localizações não é necessário utilizar o metro, a não ser que queira ir a um shopping fora do centro como o Norte Shopping (estação Sete Bicas - todas as linhas menos a amarela) ou o Vila do Conde Fashion Outlet (estação Modivas - linha vermelha) ou até mesmo o El Corte Inglés, em Gaia (estação João de Deus - linha amarela).

Mas então, onde seria melhor se hospedar para conseguir se locomover a pé?

- Na minha opinião, a melhor localização para se hospedar no Porto é na Avenida dos Aliados e arredores, mesmo no coração da Baixa.

 
Câmara Municipal do Porto na Avenida dos Aliados

Câmara Municipal do Porto na Avenida dos Aliados

 

A Baixa do Porto, ao contrário de Lisboa não fica nem numa parte baixa e nem plana. E para quem não sabe, o que é chamado de Baixa é mesmo o centro da cidade. Ou seja, é mesmo onde a cidade acontece e estão os principais pontos turísticos: Estação São Bento, Torre dos Clérigos, Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade e Igreja do Carmo, Livraria Lello, etc. Além disso está bem perto da Ribeira e da principal rua de comércio do Porto, a Rua de Santa Catarina. Também está do lado das famosas Galerias de Paris que junto da Rua Cândido dos Reis são o principal ponto de bares e casas noturnas da cidade.

Além disso há bastante opções de restaurantes, bares e nights. E se precisar também tem acesso ao metro, na linha amarela nas estações Aliados e São Bento e a todas as linhas, na estação Trindade, que não fica muito distante.

Confira aqui as sugestões de hotéis e hostel na Baixa.

- Outra excelente opção para se hospedar é a Ribeira e ainda quem sabe poder ter uma vista de tirar o fôlego da janela do quarto.

 
Praça do Cubo na Ribeira

Praça do Cubo na Ribeira

 

A Ribeira como o nome sugere, é mesmo a região que margeia o Douro. Está bem pertinho de tudo (inclusive das caves do vinho do Porto - é só cruzar a ponte), tem sempre muiiiiiito movimento (porque é uma das áreas mias turíticas da cidade) e também tem que encarar umas ladeirinhas para se locomover todos os dias, por estar na parte mais baixa da cidade.

Ou seja, se quer se hospedar num lugar tranquilo ou não ter que subir tantas ladeiras todos os dias (atenção que nunca vão conseguir fugir 100% delas), não é a localização perfeita para você.

Além disso, como podem imaginar, visto a localização e a possível vista para o rio, a ponte e Gaia não é a região com os preços mais atrativos.

Confira aqui as sugestões de hotéis, apartamentos e hostel na Ribeira.

 
Vista do Douro, da Ponte D.Luís I e de Gaia

Vista do Douro, da Ponte D.Luís I e de Gaia

 

Então que outros lugares são bons para se hospedar e também mais em conta?

- Geralmente com preços mais acessíveis e ainda bem pertinho de tudo, ou seja, um bom custo benefício é a região do Praça da Batalha e arredores.

 
Teatro Nacional São João no Largo da Batalha

Teatro Nacional São João no Largo da Batalha

 

Bem perto de tudo, a uma ladeira (de respeito!) da Estação São Bento, colada na Rua de Santa Catarina e ainda bem perto dos Aliados e da Baixa. Sem contar com os belos Teatro Nacional São João e Igreja de Santo Ildefonso ornando os arredores.

Além disso, bem pertinho de ótimos restaurantes tradicionais do Porto, como A Casa Guedes (com suas maravilhosas sandes de pernil com queijo da Serra) e as francesinhas do Brasão e do Café Santiago.

Ainda não sabe onde comer a Francesinha? Confere aqui.

Caso seja necessário, a Estação do Bolhão (todas as linhas, exceto Amarela) e de São Bento (linha amarela) do metro também não estão muito distantes.

Confira algumas sugestões de hotéis e apartamentos para se hospedar na Batalha e arredores

- Os arredores da Rotunda da Boavista e da Casa da Música, na Cedofeita, também são uma boa opção.

Está é a escolha perfeita para quem já não faz tanta questão de estar tão perto de tudo e, consequentemente, quer um pouco de tranquilidade. Mas sem esquecer do fácil acesso também porque é próximo da estação de metro Casa da Música (todas as linhas, exceto a amarela) e também dos autocarros.

 
Rotunda da Boavista com Roda Gigante da Festa de São João

Rotunda da Boavista com Roda Gigante da Festa de São João

 

Além de estar do ladinho da Casa da Música, uma das principais casas de espetáculos do Porto, há ainda o Mercado Bom Sucesso que é perfeito para fazer uma (ou mais) refeições num ambiente informal e aconchegante e o shopping Cidade do Porto.

Também é relativamente perto dos Jardins do Palácio de Cristal, em torno de 1 km, que na minha opinião deve ser parada obrigatória.

Quer saber quais outros programas são imperdíveis no Porto? Confere aqui.

Apesar de não ser tão central como outros lugares, se tiver disposição também consegue fazer bastante coisa a pé.

Mas se não for o caso e não quiser andar tanto, aqui nesta região já é necessário o uso de transportes para se deslocar. Mas é super fácil, é só pegar o metro na Casa da Música e sair nas estações da Trindade, Aliados, São Bento ou Bolhão dependendo de onde quer ir, que chegará mesmo no centro histórico. As estações Aliados e São Bento são atendidas pela linha amarela, a Trindade, por todas as linhas e o Bolhão, por todas as linhas exceto a amarela.

Mesmo não sendo recomendado andar de carro pelo Porto, para quem for alugar é uma zona melhor porque alguns hotéis já tem estacionamento e também porque há mais lugares onde parar na rua.

É importante lembrar que no Porto, existe uma taxa turística municipal por diária de 2€ por hóspede, sendo que o valor máximo é de 14€ (7 noites seguidas) por hóspede e é cobrada no check in ou check out.

Aproveite as dicas, confira as promoções no Booking.com e garanta já sua hospedagem no Porto:

Booking.com

Continuem ligados, que em breve vem mais dicas de hospedagem ;)


sobre a autora.jpg
Booking.com