Como é o Clima em Portugal?

 

Uma pergunta recorrente de quem está planejando uma viagem a Portugal é “ Como é o clima em Portugal?” e também as variações se vai estar calor ou frio em determinado mês. Então, vamos lá…

Portugal tem um clima temperado, onde as estações são bem definidas. Ou seja, temos Verões quentes e secos e Invernos frios e úmidos (mas nem tanto dependendo da cidade e nada perto de outros países da Europa). A Primavera e o Outono são marcados por temperaturas amenas e agradáveis. Para quem gosta de ver as cidades e vilas bem floridas ou amareladas com folhas caindo são excelentes épocas para viajar.

Vale lembrar que como Portugal fica no Hemisfério Norte, as estações são o oposto do Brasil.

Primavera: 21 Março até 20 Junho
Verão: 21 Junho até 20 Setembro
Outono: 21 Setembro até 20 Dezembro
Inverno: 21 Dezembro até 20 Março

Além disso, o clima varia um pouco de região para região em Portugal Continental. Em Lisboa temos bastante sol e temperaturas medianas em todas as estações. No Norte (Porto. Braga, Guimarães, por exemplo) já é um pouco mais frio e com mais chuva. No interior Norte, Vila Real, Bragança e Alto Douro, pode chegar a nevar e ter temperaturas negativas. Assim como a região central da Serra da Estrela e arredores. Em contrapartida, temos o Alentejo com o tempo bem mais seco e quente e o Algarve que dispensa comentários e tem ótimas temperaturas e sol quase o ano todo.

As ilhas (Madeira e Açores) tem climas mais específicos e diferentes, porque já ficam mesmo no meio do Oceano Atlântico.

Abaixo 2 mapas de Portugal que representam as temperaturas médias (primeiro) e o índice pluviométrico (segundo). Assim é possível ter uma noção mais clara do clima e tempo em cada um dos lugares. Os dois círculos no primeiro mapa marcam o Porto (Norte) e Lisboa (Centro Sul).

 
Fonte: IPMA

Fonte: IPMA

 

Como disse, no Verão temos dias bem quentes e secos, sendo que Agosto é o mês mais quente do ano (podendo chegar aos 35ºC/40ºC facilmente em Lisboa, Alentejo e Algarve). Por isso, tende a ser o mês mais cheio (porque é o mês de férias dos europeus) e também mais caro. Especialmente, no Algarve com suas praias disputadíssimas.

Geralmente, os meses mais frios, e frequentemente chuvosos, são Janeiro e Fevereiro. O mês de Abril, apesar das temperaturas já estarem mais agradáveis e amenas devido à Primavera, é conhecido pelo bordão “Abril, Águas Mil”.

 
Fonte: IPMA

Fonte: IPMA

 

Mas não podemos nos esquecer que o aquecimento global é uma realidade e nem sempre o clima e tempo se comportam como o esperado e histórico. Por isso, é sempre bom ficar de olho na previsão meteorológica.

Clique aqui para consultar a previsão para os próximos dias das várias regiões do país. Se quiser saber um distrito em específico, é só clicar em cima.

Outro ponto que é importante ressaltar é que aqui em Portugal, independente da época do ano, há muito vento. Então, mesmo no Verão é necessário uma jaquetinha ou lenço para o pescoço no fim do dia (salvo raríssimas exceções). Por isso, no Inverno é indispensável um bom casaco (para quem tem poucos ou quer escolher um para comprar, um corta vento e impermeável é perfeito) e um cachecol, dependendo do dia. A amplitude térmica é bem grande também, então porque mais que durante o dia faça 20ºC, pela manhã e ao fim do dia pode ser metade ou menos (principalmente de manhã bem cedo). Então é sempre bom ter atenção nas máximas e mínimas, porque acontecem os dois extremos.

Ainda tem dúvidas? Então descobre qual a melhor época para visitar Portugal.


sobre a autora.jpg
 
Booking.com