Hospedagem em Lisboa - Parte 1: Localização

 

É muito recorrente a pergunta: “Ale, onde fico hospedado em Lisboa?”, “Tem alguma indicação de hotel?”.

Essas perguntas precisam levar em consideração uma série de fatores, começando pelo gosto pessoal e preferências de cada um, além claro do orçamento disponível.

Mas vamos lá, vamos começar por onde ficar hospedado.

Qual a melhor localização para se hospedar em Lisboa?

Uma boa localização é aquela onde consiga se locomover tranquilamente a pé ou de transportes públicos, porque, sinceramente, não vale nada a pena tentar andar de carro pelo centro de Lisboa (carro só para os passeios como Sintra, Cascais, Óbidos, etc). Por que? Porque assim não enfrentarão trânsito, dificuldades para estacionar e preços altos, além de acesso condicionado em bairros históricos.

Mas então, onde seria melhor se hospedar para conseguir se locomover a pé ou de transporte público?

- Minhas primeiras opções são: Chiado, Baixa (nem gosto tanto para hospedagem, mas é super central), arredores da Avenida da Liberdade ou Marquês de Pombal.

 
IMG_0125.jpg
 

Nessas regiões, se tiver disposição e nenhuma limitação, e quiser, poderá fazer praticamente tudo a pé (com exceção de Belém). Na Baixa e no Chiado é onde estão os principais pontos turísticos como Praça do Comércio, Rossio, Elevador de Santa Justa, Convento do Carmo, Rua Garret e os Armazéns do Chiado, etc. Os que não estão como o Castelo de São Jorge ou os miradouros de Alfama consegue-se alcançar com uma pequena caminhada. Ou seja, é mesmo onde a cidade acontece.

E quem ficar na Avenida da Liberdade ou no Marques de Pombal, num pulo também chega a todos esses lugares, mas já tem um pouco mais de “tranquilidade” do que na Baixa ou no Chiado, que como são regiões históricas e turísticas são bem movimentadas sempre.

Além de serem zonas com boas opções de restaurantes, bares e lugares para tomar café da manhã (caso não esteja incluído na sua hospedagem). E se precisar também tem acesso ao metro, linha azul, com facilidade em qualquer um destes pontos. Na Baixa e no Chiado, há uma única estação de metro com duas saídas, uma para Baixa (a parte plana) e outra para o Chiado, que é atendida pelas linha azul (como havia dito) e também a verde.

Confira também as sugestões de hotéis na Baixa, no Chiado e nos Arredores da Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal.

Porém, estas zonas também não são as mais baratas. Então, vamos ver outras opções…

- Geralmente com preços mais acessíveis, em uma região mais moderna e empresarial de Lisboa, mas ainda assim bem central e com fácil acessos são: Saldanha, Picoas, ou melhor, as Avenidas Novas.

Avenidas Novas têm esse nome porque fez parte do projeto de expansão da cidade de Lisboa que iniciou no fim do século XIX e, realmente, tem grandes e largas avenidas (sendo a grande maioria PLANA ou com leves inclinações). Ou seja, acaba por ser uma região com maior acessibilidade.

Como disse, apesar de ser uma área mais tranquila, ainda é central e com muitas opções de transporte, tanto em autocarros como no metro. No metro, só para ter uma noção, tem as estações de Picoas (linha amarela), Saldanha (linha amarela e vermelha), Parque (linha azul), São Sebastião (linha azul e vermelha) e Campo Pequeno (linha amarela). E dependendo de qual parte do bairro estiver hospedado, se tiver disposição também é possível alcançar facilmente o Parque Eduardo VII, o Marquês de Pombal e a Avenida da Liberdade.

Sem contar com boas opções de bares, restaurantes, comércio de rua e ainda o El Corte Inglés (um centro comercial enooorme com tudo que tem direito).

- Agora para quem já não se importa com uma localização tão central, perto do centro histórico, ou tem outros objetivos, há outras opções como o Parque das Nações ou Belém.

Mas vamos falar primeiro do Parque das Nações…

É um pouco mais afastado do centro histórico, aproximadamente 10km, entretanto é mais perto do aeroporto. Então, muitas vezes quem tem pouco tempo ou prefere se hospedar perto do aeroporto, escolhe esta região.

Mas, além disso, tem algumas vantagens como ser uma região plana, ser marginal ao Rio (ótima para a prática de exercícios essas duas primeiras vantagens juntas, né?!), tem um grande centro comercial (o shopping Vasco da Gama), a Gare do Oriente com ligação de comboio para muitas outras cidades de Portugal, incluindo a linha do Norte (com Porto, Aveiro, Coimbra, Évora e etc) e para quem está com crianças, o Oceanário. Na gare do Oriente também tem a estação de metro Oriente (linha vermelha), onde pode ir tanto para o centro/outras linhas como para o aeroporto.

Sem contar que o Parque das Nações é uma área extremamente nova, foi construída no fim do século XX para a Expo 98 e tornou-se uma grande área residencial e empresarial. Então, não faltam bons e luxuosos hotéis.

Confira as sugestões de hospedagem no Parque das Nações

Outra opção um pouco afastada e mais romântica é Belém.

Sim, romântica. Eu, particularmente só me hospedaria em Belém se fosse para curtir a dois, para aproveitar o hotel, a vista, poder dar uma caminhada beirando o Tejo e finalizar o dia com o pôr-do-sol ou no Jardim da Torre de Belém ou no MAAT. Enfim, para curtir sem se preocupar com horários, transportes e o que se quer conhecer.

 
IMG_5023.JPG
 

Não faltam atrações ao redor, que facilmente pode fazer a pé como a Torre de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, MAAT, Padrão dos Descobrimentos, Centro Cultural de Belém, Museu dos Coches, o Palácio da Ajuda e ainda os famosos Pastéis de Belém. Porém fica mais afastados do centro histórico, sendo necessário utilizar transporte, sendo que autocarros, elétricos ou comboios circulam pelo bairro (sim, o bairro não é atendido pelo metro).

É importante lembrar que em Lisboa, existe uma taxa turística municipal por diária de 2€ por hóspede, sendo que o valor máximo é de 14€ (7 noites seguidas) por hóspede e é cobrada no check in ou check out.

Aproveite as dicas, confira as promoções no Booking.com e garanta ja sua hospedagem em Lisboa:

Booking.com

Continuem ligados, que em breve vem mais dicas de hospedagem ;)


sobre a autora.jpg
Booking.com