Ericeira e Palácio Nacional de Mafra: Roteiro de 1 dia

 

Ericeira é uma vila super charmosa, no concelho de Mafra, muito frequentada pelos portuguesas, mas nem sempre pelos turistas estrangeiros. É uma ótima pedida para um bate-volta de Lisboa, porque podem combinar praias (algumas também indicadas para a prática de surf, kitesurf e etc), um passeio super agradável à beira-mar e também pelo centro histórico repleto de casinhas brancas com detalhes coloridos.

 
Capela de Santa Marta

Capela de Santa Marta

 

É uma vila muito antiga, onde se acredita ter sido local de passagem e instalação dos Fenícios. Porém o auge da vila ocorreu no século XIX, porque seu porto foi um dos mais importantes do país, atrás apenas de Lisboa, Porto e Setúbal. Além disso, teve um marco importante na história de Portugal, porque foi de onde o último Rei de Portugal, D. Manuel II, partiu para o exílio com o fim da monarquia em 1910.

Ah, e como disse pertence ao concelho de Mafra, ou seja, pode visitar esta vila encantadora e ainda conhecer um dos mais imponentes palácios de Portugal.

Como Chegar em Ericeira (saindo de Lisboa):

Carro: A Vila fica em torno de 50km de Lisboa, ou seja, aproximadamnte 45 min. O Palácio Nacional de Mafra fica antes, a aproximadamente 35km. Ou seja, pode parar antes do destino final.

Autocarro: Os Autocarros para Ericeira partem de Campo Grande em Lisboa (estação Campo Grande do metro - linha amarela e verde). A empresa que opera o trajeto é a Mafrense e as partidas ocorrem com bastante frequência. É possível consultar os horários aqui.

Assim como de carro, também é possível parar no Palácio Nacional de Mafra antes, pois faz parte do trajeto do autocarro. Porém convém confirmar ao entrar, porque em alguns horários (poucos), não há esta parada.

O bilhete Lisboa-Ericeira custa 6,20€. Entretanto, se fizer a parada em Mafra, terá dois bilhetes com valores proporcionais ao trajeto percorrido.

O que fazer em Ericeira e Mafra:

PRIMEIRA PARADA - Palácio Nacional de Mafra

 
Palácio Nacional de Mafra

Palácio Nacional de Mafra

 

O Palácio de Mafra foi construído no seculo XVIII, em arquitetura barroca e é um daqueles lugares surpreendentes que contempla um convento, uma igreja, um paço real e uma das bibliotecas mais bonitas do mundo!!! A construção já impacta por fora, sendo que o interior é ainda mais impressionante com paredes e tetos todos ornamentados, seja em pinturas ou mármore.

A Igreja fica bem ao meio do Palácio, entre os dois torrões, o do Rei e o da Rainha, e é impossível entrar e não ficar impressionado com a mármore super trabalhada. Sem dúvidas, é uma das mais belas igrejas portuguesas. 

 
Interior do Palácio Nacional de Mafra

Interior do Palácio Nacional de Mafra

 

A biblioteca é outro ponto alto, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma coleção de mais de 30 000 livros, algumas com encadernações de couro gravadas a ouro. E para manter este acervos bem cuidado, a biblioteca tem alguns morcegos, soltos a noite, para acabar com traças e afins.

 
Biblioteca

Biblioteca

 

A entrada custa 6€, mas a visitação a igreja é de graça.

DESTINO FINAL - Ericeira

 
Centro da Vila

Centro da Vila

 

Praias

Ericeira é destino queridinho dos surfistas, então já viu que não faltam praias para praticantes ou não do esporte. Mais precisamente, são 12 praias para todos os gostos e estilos Mas independente de querer passar o dia na praia, vale a pena admirar estas belezas da natureza.

 
Praia do Sul

Praia do Sul

 

Quem quiser curtir uma prainha, a Praia do Sul é uma boa pedida porque é próxima ao centro, de fácil acesso e com boa infraestrutura no verão. Além de ser abrigada do vento e boa para mergulhos.

Mas também vai uma dica para os surfistas ou amantes das grandes ondas, a Praia Ribeira D’Ilhas. Um pouco mais ao norte da vila de Ericeira, é famosa por ser o palco de grandes provas de Surf.

Admirar o Mar dos Rochedos

Outro programa imperdível é ir junto aos rochedos e admirar a incrível força da natureza, com as ondas batendo nas pedras. Mas muito cuidado onde pisa, use calçados adequados e evite se expor ao perigo.

 
Vista dos Rochedos

Vista dos Rochedos

 

Passear pelo Centro

 
Centro da Vila com a Igreja de São Pedro ao fundo

Centro da Vila com a Igreja de São Pedro ao fundo

 

A vila é super charmosa, repleta de casa brancas com detalhes coloridos. Então, como digo sempre, ande sem rumo, porque não há perigo e a vila não é muito grande, e descubra todos os encantos e surpresas.

 
Centro da Vila

Centro da Vila

 

Onde Comer em Ericeira:

A origem do nome Ericeira vem de "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias. Então podem imaginar que é uma região ótima para comer mariscos (frutos do mar, como costumamos dizer no Brasil), incluindo o próprio ouriço, e peixes frescos.

Furnas
Um clássico da cidade para comer bom peixes e mariscos, que conta dois restaurantes: o Esplanada Furnas, que fica em cima dos rochedos de frente para o mar (melhor impossível, né?) e outro um pouco mais a frente do outro lado da rua, a Marisqueira Furnas.

Restaurante Esplanada Furnas: Rua das Furnas, 2

Marisqueira Furnas: Rua das Furnas, 3

Casa Gama - Ouriço do Mar

 
Ouriços

Ouriços

 

Uma vez em Ericeira, terra de ouriços, não pode deixar de experimentar o Ouriço do Mar. Nada mais é do que um doce típico da região e, claro que, feito à base de ovo e amêndoas. Delícia, né?!

Booking.com
 
Ouriço por dentro

Ouriço por dentro

 
 

Outros bons pedidos são as areias, canelas e manteigas, que são tipo biscoitos amanteigados vendidos a kilo.

Existem algumas casas pela vila que vendem os doces, mas a minha indicação é a Casa Gama.

Casa Gama: Calçada da Baleia 9

BÔNUS: Na região de Mafra, há duas aldeias que são um programa perfeito para a família e também para quem quer conhecer uma aldeia, mas não tem tanto tempo disponível.

Descubra a Aldeia Típica José Franco e como a visitar

Descubra a Aldeia da Mata Pequena

 
Aldeia Típica José Franco

Aldeia Típica José Franco

 

Quer ir a Ericeira e ao Palácio de Mafra, mas prefere contratar um passeio com motorista?

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contato.

 
 
 

PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM. 


sobre a autora.jpg