Porto Covo: Roteiro de 1 dia

 

O Alentejo é uma região riquíssima em história, gastronomia e vinhos. Mas a grande maioria das pessoas associa o Alentejo apenas ao interior, mas o Alentejo também tem costa e uma bela costa. Inclusive grande parte da Costa Alentejana, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina vai desde Porto Covo, no Alentejo, até ao Burgau, no Algarve. É uma das áreas litorâneas européias mais bem conservadas, praias selvagens, visuais de tirar o fôlego, trilhos para descobrir toda a sua beleza e várias espécies de fauna e flora únicas.

A paisagem é marcada por falésias escarpadas pela natureza e o tempo e as praias são das melhores que há e algumas muito procuradas por surfistas. Mas também há praias “escondidas” e protegidas pelas arribas onde é possível encontrar mar calmo.

 

Praia Grande

 

O QUE FAZER EM PORTO COVO:

Porto Covo é a primeira cidade do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é um destino perfeito para os amantes da natureza, de vilas charmosas, praias selvagens, caminhadas/trilhos em meio as falésias, também de boa comida e tranquilidade.

Antes de chegar nas praias, vamos começar pelo centro?

 

Vista do Baluarte (com o o galo e a Torre de Lucano)

 

Porto Covo é uma charmosa vila de pescadores com casinhas pequenas brancas com detalhes coloridos (clássico do Alentejo). Por isso, acho que vale começar o passeio pelo coração da vila que é o Largo do Marques de Pombal (que inclusive foi o responsável pela reconstrução da vila após o terremoto de 1755 em Lisboa).

O largo é uma graça, inspirado na Baixa Pombalina de Lisboa e mesmo muito bonitinho, tanto que vai te deixar com vontade de morar numa daquelas casinhas. Por isso, aproveite para beber alguma coisa ou comer um sorvete para apreciar com calma.

No centro do largo, há a Igreja de Nossa Senhora da Soledade (atualmente, utilizada como igreja paroquial de Porto Covo) que guarda a imagem da santa padroeira. Foi construída no século XVIII com detalhes barrocos e é, todos os anos, o centro das festas de Nossa Senhora da Soledade (que acontecem no último fim de semana de Agosto). 

Em seguida, vale seguir pela rua pedonal Vasco da Gama onde se encontra algum comércio e restaurantes e, claro, o mar ao fundo.

 

Rua Vasco da Gama

 

Uma vez no miradouro e em frente ao cenário de tirar o fôlego da Costa de Porto Covo, não deixe de apreciar a Ilha do Pessegueiro que avista-se ao fundo, a cerca de 250 metros da costa. Na Ilha do Pessegueiro encontram-se vestígios de ocupação desde o século III a.C. passando pelos romanos e chegando a ser refúgio de piratas. Atulamente, é possível ver ruínas de um forte construído no século XVII que juntamente com uma fortaleza idêntica em Porto Covo defendiam esta parte da costa.

Do lado oposto a Ilha do Pessegueiro, há o farol de Porto Covo. Mas também não pode deixar de admirar ou até mesmo curtir as praias (se não for inverno): Praia do Buizinho ou Praia Pequena, que ficam bem próximas do Miradouro.

Vale a pena seguir caminhado pelas falésias, curtindo o visual e as belas praias do caminho (Praia da Gaivota, Praia do Banho, Praia do Espingardeiro) até chegar a Praia Grande. A Praia Grande é a principal praia urbana de Porto Covo e tem toda a estrutura necessária para aproveitar um dia inteiro de sol.

 

Praia do Buizinho

 

Se for ficar mais de um dia e optar por se hospedar no Porto Covo Praia Hotel & Spa (sugestão que indico abaixo), a rota para conhecer Porto Covo é ao contrário e começa na Praia Grande.

Todo este trajeto das falésias e das praias fica ainda mais especial ao pôr-do-sol.

 

Ilha do Pessegueiro vista do Miradouro

 

Vale completar que é o roteiro de 1 dia em Porto Covo, mas se não quiser ir às praias consegue conhecer em meio dia ou menos. Também pode incluir uma esticadinha até a Sines para completar a rota, admirar as belas praias no caminho, conhecer a terra onde Vasco da Gama nasceu e ver a vista da cidade do Castelo.

ONDE COMER EM PORTO COVO:

Lamelas Restaurante

Próximo ao Miradouro e com vista para a Baía dos Pescadores, há o imperdível restaurante Lamelas. Com foco na gastronomia alentejana, mas claro aproveitando toda a riqueza de estar na costa, com peixes e mariscos. Além disso, agora em 2024 foi incluído na lista de restaurantes recomendados pelo Guia Michelin. Ou seja, não restam dúvidas que vale a pena incluir na sua rota.

 

Lamelas Restaurante

 

ONDE FICAR HOSPEDADO EM PORTO COVO:

Quer curtir com calma e poder aproveitar todas as praias da região? .

Porto Covo Praia Hotel & Spa****

O Porto Covo Praia Hotel &Spa foi a nossa opção de hospedagem na última ida a Porto Covo. Excelente localização, em frente a Praia do Espingardeiro e do lado da Praia Grande. Tem quartos amplos, super confortáveis, excelente café da manhã e também spa e ginásio para quem não dispensa os cuidados durante as férias.


COMO CHEGAR EM PORTO COVO:

Porto Covo fica a cerca de 180km de Lisboa.

Carro: Fica a menos de 2h de Lisboa, seguindo pela A2 e depois pelo IP8.

Autocarro: existem autocarros da Rede Expressos que partem de Lisboa - Sete Rios (linha azul do metro) em direção a Porto Covo. A viagem dura cerca de 2h30 dependendo do horário (primeira viagem às 10h30) e custa 16,50€. Podem consultar todas as informações e horários aqui.


Quer conhecer a Porto Covo e a Costa Alentejana e prefere um passeio privativo com motorista?

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.



Booking.com
 

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: