Octant Douro: um destino perfeito para descansar no Douro

 

O Douro é um dos lugares mais bonitos de Portugal (e olha que a disputa é acirrada, porque ô país bonito!) e sempre que vou volto ainda mais apaixonada. Nesta última ida ao Douro, não estendemos tanto a viagem e nos hospedamos no Octant Douro.

O Octant Douro junta o melhor de dois mundo, está no Douro (mas ainda não é Alto Douro Vinhateiro e sim região dos Vinhos Verdes) e a apenas cerca de 1h do Porto. Ou seja, é o plano perfeito para quem quer conhecer o Douro sem ter que fazer muitos quilômetros, seja por preguiça ou falta de tempo.

Para ser mais precisa, o Octant Douro fica no Km41 do Rio Douro, a partir da Foz. Pertinho, né?

 

Esplanado do restaurante À Terra no Octant Douro

 

O Octant Douro fica localizado em Castelo de Paiva, numa freguesia pequenina chamada Raiva, a cerca de 50km do Porto. Faz parte da rede Octant, que possui 8 hotéis de luxo espalhados por Portugal.

É um hotel 5 estrelas perfeito para descansar, curtir a dois ou em família e aproveitar tudo o que o Douro tem para oferecer.

Inclusive, aprender sobre vinhos (sim, tem várias opções de provas), fazer um passeio de barco, ter uma refeição maravilhosa no Raiva (restaurante do hotel e recomendado no Guia Michelin), se mimar no SPA do hotel e muito mais.

O Octant Douro é completamente integrado na beleza natural e nas vinhas, sendo possível admirar o Douro de qualquer local do hotel.

Os quartos são bem amplos, com vista para o Rio Douro (alguns com varanda, como o que ficamos), todos tem coluna de som Marshall para colocar a trilha que preferir nos seus dias no Douro, uma mesinha e poltronas de frente para a vista (e também na varanda quando há) para se apaixonar ainda mais pelo cenário, máquina de café e chá, amenities no banheiro (que é super espaçoso) e sempre um vinho verde Octant para desfrutar em boa companhia no momento em que preferir :). Tudo sem nenhum custo adicional para tornar a sua estadia perfeita.

Há ainda algumas opções de suites espetaculares, panorâmicas, com terraço, piscina privativa, etc.

O café da manhã (pequeno-almoço) é incluído na diária, servido no restaurante Raiva e repleto de boas opções. Para começar (ou terminar) o dia pode sempre usufruir do SPA que tem piscina aquecida, ginásio (academia), massagens e aulas de pilates. Inclusive, durante minha estadia fiz uma massagem terapêutica maravilhosa, super relaxante que recomendo para quem quer relaxar ou naqueles dias mais friozinhos em que não se sabe bem o que fazer.

Em outro dia, também fiz uma aula de pilates (e tive sorte porque foi completamente personalizada para mim porque ninguém mais tinha se inscrito no dia). Será que também tem essa sorte? Ou é do time aulas em grupo?

Ah, claro que toda a área do SPA também é virada para o Douro <3.

O Octant Douro tem além da piscina aquecida do SPA, duas piscinas externas, sendo uma delas no terraço. Confesso que não faltava vontade de dar um mergulho, mas como as temperaturas ainda não estavam tão altas quando fomos não pude aproveitar. Mas de certeza que não escapa numa próxima.

O Octant Douro conta com dois restaurantes: À Terra, para refeições leves, durante todo o dia e que também funciona como bar; e o Raiva, que tem recomendação do Guia Michelin 2024, tem menu à la carte e também menu degustação com 8 momentos e 4 opções de pairing de vinhos. A experiência vale muito a pena, mas convém reservar. Os pratos todos muito bem elaborados pelo Chef Dárcio Henriques, que já conquistou uma Estrela Michelin, e harmonizados com os vinhos selecionados pelo Sommelier Bernardo Pinho. Inclusive, vale destacar que o Octant Douro tem uma seleção excelente de vinhos do Porto, alguns exclusivos do hotel.

Falando em vinhos, quem deseja aprender mais sobre vinhos e conhecer mais sobre os vinhos da região, pode fazer uma das várias provas de vinhos. Nós fizemos o “Idades do Douro” , representando a Juventude (Vinho Verde e Azeite Biológico), a Maturidade (Vinho Tinto acompanhado de Presunto Pata Negra) e a Velhice (Vinho do Porto Tawny 20 anos com queijo curado de ovelha).

 

Prova de Vinhos “Idades do Douro”

 

Uma das experiências mais incríveis que fizemos e que recomendo demais é o passeio de barco rabelo pelo Douro.

Fizemos o passeio logo pela manhã no Octant I, uma antigo barco rabelo restaurado pelo Octant Douro. Para quem não sabe, os barcos rabelos eram usados para transportar os vinhos do Alto Douro para as estagiar nas Caves em Vila Nova de Gaia.

O passeio que fizemos foi o de 2h (mas há mais opções disponíveis, inclusive outra opção de barco) e como era de manhã, tomamos o café da manhã no barco. Fomos até a Ilha dos Amores, uma ilha que tem uma história trágica de amor lendária como origem do seu nome, e também onde o Rio Douro se encontra com o Rio Paiva. Sem dúvida, uma experiência única.

Já deu para perceber que o Octant Douro, além de ser uma hospedagem perfeita, tem programação completa para descansar e aproveitar muito sem nem precisar sair do hotel ou procurar qualquer serviço fora. Porque além de todas as experiências que mencionei, também é possível agendar uma ida aos Passadiços do Paiva e a maior ponte suspensa do mundo, fazer canyoning ou até mesmo caminhadas a trilhos pelas margens do Douro.

Sem sombra de dúvidas, o Octant Douro oferece uma experiência completa que ficará na memória.

douro

Vista do Octant Douro

COMO CHEGAR:

O Octant Douro fica a cerca de 50km do Porto, em torno de 1h de carro pela A32 e depois a N222.


Octant Douro

Estrada Nacional 222 km 41, 4550-631 Castelo de Paiva

Reserva online aqui.




Este artigo relata apenas a minha experiência com a estadia no Octant Douro através de uma colaboração/parceria com o Viver Portugal. Entretanto, este artigo é totalmente espontâneo e sem qualquer intervenção de conteúdo por parte do Octant Douro.


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: