Gerês: Como Chegar no Poço Verde?

 

Portugal é um país incrível, repleto de história e com belezas naturais de todos os estilos e para todos os gostos, tanto que é difícil escolher os nossos lugares preferidos pelo país. Mas, sem dúvida, o Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos lugares mais incríveis e que deixa qualquer pessoa que ame natureza enlouquecido.

Ainda não conhece? Confere o roteiro completo de 3 dias nesse paraíso chamado Parque Nacional Peneda-Gerês.

 
Poço Verde

Poço Verde

 

Na nossa última ida ao Gerês, descobrimos mais um lugar “secreto” (sim, gostamos de ir atrás dos lugares menos conhecidos e mais vazios) que você precisa incluir na sua ida ao Parque Nacional Peneda-Gerês.

Em 2018, nós fomos ao Poço Azul e tá tudo explicadinho como chegar no artigo do roteiro de 3 dias no Gerês.

Mas você também precisa conhecer o Poço Verde, que é outro dos lugares mais maravilhosos do parque, com a vantagem de que a trilha é muito mais fácil e menor do que a do Poço Azul.

 
Miradouro do Lobo

Miradouro do Lobo

 

Como Chegar no Poço Verde?

O Poço Verde fica na aldeia de Fafião, então para começar basta se dirigir até a aldeia. Pode usar o GPS que funciona perfeitamente.

Aproveite para admirar a vista logo junto a entrada da aldeia num “miradouro” com um lobo ouivando. A título de curiosidade, esta região tinha muitos lobos que atacavam o gado e, por isso, eram usadas armadilhas para pegar estes lobos. Então, os tão temidos lobos estão imortalizados na história da aldeia.

 
Uma das primeiras visões que se tem do Poço Verde já no fim da trilha

Uma das primeiras visões que se tem do Poço Verde já no fim da trilha

 

Estacione o carro logo após o centro da aldeia de Fafião (verá carros estacionados e um parque de estacionamento improvisado) e não se preocupe que a trilha não é das mais difíceis.

Com pouco mais de 2km e quase sempre numa estrada de terra batida, onde a única dificuldade é a volta porque a parte mais final da trilha é bem íngreme. Para facilitar e você não se perder, vale muito a pena usar o Wikiloc e ir acompanhando esta trilha: Trilha do Poço Verde

Você pode seguir a trilha mesmo offline e qualquer desvio do percurso, o app te notifica. Desde que descobri este app para fazer a trilha do Poço Azul sempre recorro a ele quando quero fazer trilhas e só ficar preocupada com a natureza ao meu redor.

Durante a trilha, não estranhe se encontrar pastores e cabras, aproveitando a beleza da região.

 
Trilha que é quase sempre uma estrada de terra batida

Trilha que é quase sempre uma estrada de terra batida

 

O recente miradouro de Fafião, onde duas pedras são ligadas por uma ponte suspensa, faz parte da rota e você pode ir antes ou depois do Poço Verde. Mas não se preocupe que o miradouro está super bem sinalizado e não precisa nem usar o GPS para o encontrar. Mas não deixe de ir e se impressionar com uma bela vista da região.

 
Miradouro de Fafião

Miradouro de Fafião

 

Depois é só aproveitar o paraíso do Poço Verde, com suas águas super cristalinas, descansar e se preparar para a volta.

Uma dica extra é, se tiver fome após a trilha, pare e almoço no Restaurante Fojo dos Lobos, garanto que se você for fã de carne não vai se arrpender. Há das melhores postas e costeletas barrosãs e uma chouriça de entrada divinal. Tudo muito bem servido e com excelente preço. Só para ter ideia, esta bela costeleta, super bem servida foi 11€.

 
 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES AO VISITAR O PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS:

- É necessário ir de CARRO para se locomover e conseguir conhecer o parque, caso contrário, além de ter que andar muito ficará restrito aos lugares que conseguir ir. 

- Leve REPELENTE e use de dia e à noite quando for sair para jantar.

- Não se esqueça de beber muita ÁGUA durante o dia e usar PROTETOR SOLAR.

- Leve também SNACKS ou lanches leves para as cascatas e trilhas, mas carregue o lixo de volta com você, hein!!

- MUITO CUIDADO NAS TRILHAS E CASCATAS, não pule onde não sabem a profundidade, não se arrisque a subir em pedras ou em partes mais íngremes e altas. Porque grande parte dos acidentes são por imprudência, então MUITO CUIDADO.

- Use TÊNIS apropriados para as trilhas, assim como também dá jeito aqueles "sapatinhos" de borracha para andar nas pedras e entrar e sair da água sem escorregar.


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: