Parque Nacional Peneda-Gerês: Roteiro de 3 dias

 

Juntamos uns diazinhos e fomos descobrir o Parque Nacional Peneda-Gerês, que já tinha vontade de ir há tempos.

O Parque Nacional Peneda-Gerês se divide por 3 distritos de Portugal: Braga, Vila Real e Viana do Castelo, mesmo junto à fronteira com a Espanha, a pouco mais de 400km de Lisboa e 100km do Porto.

Quem segue o Viver Portugal no Instagram conseguiu acompanhar essa viagem toda pelos stories e agora, conforme prometido, vou colocar uma sugestão de roteiro para 3 dias, de acordo com o que fizemos no parque.

Vale lembrar que tentamos fugir um pouco da rota super turística do parque, para tentar descobrir outros lugares também.

Na verdade, ficamos pouco mais de 3 dias, mas na metade de um dia (como chegamos tarde) só vimos o Miradouro da Pedra Bela, que deve estar incluído em qualquer visita.

photo 5.jpg

 

Tente ir ao fim do dia para curtir o pôr-do-sol que é completamente espetacular com um visual indescritível para a Vila do Gerês e o Rio Cávado, a 829 metros de altitude.

Como fica bem pertinho da Vila do Gerês (recomendo se hospedarem na vila mesmo, porque é um dos lugares mais centrais), é fácil de chegar e é até caminho para a Cascata do Arado. Então, não vão faltar chances de dar um pulinho lá.

DIA 1

Cascata de Pincães

Siga até a Aldeia de Pincães e estacione o carro (pode ser logo na entrada, o que fizemos, ou próximo ao acesso a trilha). A trilha até a cascata de Pincães dura 20 minutos mais ou menos. Uma parte do caminho é largo, como se fosse uma estrada de terra batida, depois ao se aproximar de um antigo moinho abandonado e siga pela direita, que o caminho segue por entre as pedras (mas não dura nem 5 minutos).  Logo, em seguida, vai se deparar com a cascata.

Facetune_16-08-2018-20-36-09.JPG

Nós fomos logo de manhã (estávamos lá por volta das 10h) e o sol ainda não batia na cascata, o que faz ela ficar incrivelmente ainda mais bonita. Mas acredito que a hora ideal do sol deve mudar de acordo com a época do ano. Entretanto, como preferimos pegar as cascatas mais vazias (que é pela manhã), infelizmente não pegamos com muito sol batendo na água.

Ponte da Misarela

Bem perto da Cascata de Pincães, a menos de 8km, você encontra a famosa Ponte da Misarela, conhecida também como Ponte do Diabo. 

photo 4.jpg

Porque reza a lenda que, foi construída pelo próprio diabo, quando um malfeitor pediu ajuda para atravessar o precípicio para fugir de seus crimes e em troca ofereceu sua alma. 

Deixe o carro na Rua do Teixeira e siga a pé, sempre pela estrada de terra batida, por mais ou menos 15 minutos.

O visual vai te deixar deslumbrado, de uma lado um cascata e de outro pequenos lagos do Rio Rabagão, sendo um lado do rio Braga e do outro Vila Real.

 

Cascata Cela Cavalos

photo 6.jpg

Em direção a Pitões das Júnias, você vai se surpreender no caminho com a aldeia da Ponteira, um pequena aldeia em meio a muitas pedras e com vistas surpreendentes para a Serra do Gerês e a Barragem de Paradela.

Ponteira

Ponteira

Quando chegar próximo a Barragem de Paradela, é só seguir as placas em direção à Cascata de Cela Cavalos. Depois de estacionar o carro, tem um trilho em terra batida de mais ou menos 2km. Se estiver de 4x4 é possível ir de carro até mais perto da cascata.

Fomos no meio da tarde e o sol de agosto estava de lascar, mesmo muito quente, e quando chegamos a cascata estava cheia (já disse que é melhor ir pela manhã nas cascatas? haha). Mas não íamos perder a viagem e claro que demos alguns mergulhos.

 

Pitões das Júnias

photo 2.jpg

Pitões das Júnias é uma das aldeias mais altas, tradicionais e pitorescas de Portugal, com quase 1200 metros de altitude, entranhada na Serra do Gerês e com vista para a Barragem de Paradela.

Aproveite para dar uma volta e conhecer uma aldeia portuguesa, com suas charmosas casas de pedra, e observar hábitos e costumes dos que lá vivem.

Depois siga em direção ao Santuário de Santa Maria das Júnias 

DIA 2

Não acordamos a tempo de irmos cedo para as cascatas. então alteramos os planos e começamos pelas aldeias históricas.

Santuário de São Bento da Porta Aberta

IMG_0491.jpg

No caminho em direção às aldeias (saindo da Vila do Gerês), encontra-se o Santuário São Bento da Porta Aberta. Apesar de não ser tão conhecido, é o segundo templo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas de Fátima. Todos os anos são milhares os peregrinos devotos a São Bento que  visitam (que vai poder constatar assim que passar por lá). 

Em 1640, foi construída uma pequena ermida e como sempre tinha as portas abertas e servia de abrigo a quem passava, foi denominada como São Bento da Porta Aberta. 

A igreja por fora, parece não ser nada demais, mas não se engane, é belíssima por dentro, repleta de azulejos e pinturas incríveis. Pena foi que as duas vezes que passamos por lá, estavam tendo celebrações e não consegui nem visitar direito e muito menos tirar uma foto.

Vilarinho das Furnas

Era uma antiga aldeia, situada em Terras de Bouro, que desde 1971 está submersa devida a construção da Barragem de Furnas.

Apesar de trágico, sempre tive curiosidade sobre Atlântida e reinos perdidos e claro que tentamos ver o pouco que sobrou da aldeia. 

Porém, o antigo Vilarinho só é visível quando a barragem é esvaziada para limpeza ou quando desce o nível das águas em períodos de seca (o que não foi nenhum dos casos enquanto estivemos pelo Parque Nacional Peneda-Gerês).

Soajo

IMG_0487.jpg

A aldeia do Soajo  tem muitos anos de história e ao andar por suas ruas é imposs´bel não reparar e se encantar pelas casas típicas construídas em lajes graníticas.

Mas a grande atração da aldeira, são os Espigueiros. São 24 espigueiros (usados para secar milho) sobre um enorme penedo de afloramentos graníticos, que foram construídos entre os séculos XVIII e XIX(sendo o mais antigo de 1720!).

Lindoso

photo 3.jpg

Lindoso deriva do latim 'Limitosum' que significa limitador, fronteira, extrema, porque está exatamente na fronteira entre Portugal e Espanha e do alto da aldeia é possível ter um visual deslumbrante do Rio Lima.

O Castelo de Lindoso e os Espigueiros são os principais atrativos da aldeia. O Castelo foi construído na Idade Média com o objetivo de proteger a fronteira e é considerado uma das mais importantes construções militares do país. 

Aproveite para se encantar com o visual do castelo para o Rio Lima e a "fronteira, os espigueiros e a Aldeia de Lindoso.

IMG_0469.jpg

Passamos por Lindoso próximo a hora do almoço e descobrimos por acaso o Restaurante São Martinho, bem junto ao acesso a Aldeia (próximo ao Castelo) e amamos a Posta a Barrosã que comemos. Super saborosa, incrível!

Posta a Barrosã no Restaurante São Martinho

Posta a Barrosã no Restaurante São Martinho

 

Cascata da Portela Rio Homem

Por último, já no caminho de volta para a Vila do Gerês (que passa pela Espanha saindo de Lindoso), passamos na Cascata Portela Rio Homem, crentes que íamos conseguir dar um mergulho e aproveitar o fim do dia. Mas ledo engano, estava lotaaaaada (já disse que é melhor ir nas cascatas pela manha? hahaha) e optamos por ver do alto só mesmo.

Eis a prova para verem que não é exagero. 

 

IMG_0492.jpg

DIA 3

Escolhemos este dia para nos dedicarmos a natureza e aproveitarmos ao máximo.

Cascata do Arado

É provavelmente uma das mais famosas do Parque Nacional Peneda-Gerês, junto com a do Tahiti (que não fomos), e tem um acesso fácil.

IMG_0485.jpg

Fácil entre aspas: só é fácil se após passar a ponte, virar a esquerda e seguir junto ao Rio pelas pedras subindo até chegar a Cascata. Porque se subirem as escadas como a placa indica, vejam só a vista. Não desçam por aí porque é perigoso e difícil de se segurar (fiz isso, porque não sabíamos o caminho correto, mas não recomendo NADA). Sigam por baixo junto ao Rio pelas Pedras que é bem mais fácil.

Mas para admirar a cascata, podem subir as escadas que terão um visual completo.

Fomos cedinho e pegamos a cascata vazia (como queríamos <3), só ainda não batia muito sol, mas isso também varia de acordo com a época do ano. Aproveitamos para curtir um pouquinho o visual, dar um mergulho e tirar umas fotos.

Poço Azul

IMG_0006.jpg

Só é possível chegar ao Poço Azul fazendo uma trilha de aproximadamente 5km. Para começar, deixe o carro num estacionamento após a Cascata do Arado, onde tem uma sinalização que só é possível circular carro para moradores de Ermida.

Caso tenha um 4x4, é possível seguir de carro até a Casa do Doutor. Mas garanto que vale a pena fazer o trajeto todo a pé e se surpreender com tamanha beleza.

Até a Casa do Doutor é como se fosse uma estrada de terra batida, após é que realmente começa um trilho. Para nos guiarmos e não nos perdermos, utlizamos o aplicativo WILIKOC, que tem versão mobile e também funciona offline. para seguir as trilhas é necessário pagar, mas vale muito a pena, porque o aplicativo avisa caso você saia da rota e monitora todo o seu trajeto também, sem consumir os dados.

Nós usamos a trilha: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilho-das-cascatas-do-arado-ao-poco-azul-serra-do-geres-6183969

Além da trilha ser linda, com um visual mais incrível que o outro, pode encontrar animais pelo caminho e ir se surpreendendo com as pequenas lagoas que se formam quando cruzamos o Rio até chegar finalmente ao Poço Azul, que dispensa qualquer explicação.

1534803439622.JPEG

Cenário paradisíaco, água azul cristalina e não muito gelada. Aproveite para se refrescar, descansar e pegar um solzinho antes de fazer os 5km de volta.

 Quer descobrir mais um dos segredos do Gerês: então saiba como chegar ao Poço Verde.

ONDE FICAR HOSPEDADO

Como disse, na minha opinião, a melhor região para ficar hospedado é no Gerês (especialmente no centro da Vila) porque acaba por ser uma localização central e próxima as principais e mais famosas cascatas, assim como outras atrações.

A noite, acaba por ser uma boa localização também, o que facilita o acesso aos restaurantes.

Nós ficamos hospedados no Hotel Moderna do Gerês e gostamos muito, o quarto era amplo, tinha ar-condicionado e aquecedor e tudo muito limpo. Sem contar que tem uma localização central fantástica. 

Booking.com

Faça aqui uma simulação para as datas que deseja visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES AO VISITAR O PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

- É necessário ir de CARRO para se locomover e conseguir conhecer o parque, caso contrário, além de ter que andar muito ficarão restritos aos lugares que conseguem ir. 

- Levem REPELENTE e usem de dia e à noite quando forem sair para jantar.

- Não se esqueçam de beber muita ÁGUA durante o dia e usar PROTETOR SOLAR

- Levem também SNACKS ou lanches leves para as cascatas e trilhas, mas carreguem o lixo de volta com voces, hein!!

- MUITO CUIDADO NAS TRILHAS E CASCATAS, não pulem onde não sabem a profundidade, não se arrisquem a subir em pedras ou em partes mais íngremes e altas. Porque grande parte dos acidentes são por imprudência, então MUITO CUIDADO.

- Usem TÊNIS apropriados para as trilhas, assim como também dá jeito aqueles "sapatinhos" de borracha para andar nas pedras e entrar e sair da água sem escorregar.


sobre a autora.jpg

 

Booking.com