Cascais: Roteiro de 1 dia
Cascais é um destino super requisitado e está quase sempre nos planos de quem vem a Lisboa, seja para um bate-volta de 1 dia ou para uma esticadinha maior.
Fica a cerca de 40km de Lisboa e é super charmosa, com ótimas praias e repleta de belas casas e palacetes. Sabe por quê? Porque Cascais foi destino de veraneio da monarquia portuguesa e de nobres. Mas também era uma vila de pescadoras e acho que todo o encanto está justamente nessa mistura de estilos.
Cascais, sem dúvida, é melhor na Primavera (fica super encantadora florida) e no Verão (ainda mais se você quer aproveitar as praias). Mas também é possível visitar durante todo o ano e curtir bastante, desde que tenha sol. Essa é mesmo minha recomedação. Vale sempre a pena conhecer a vila de Cascais, desde que o dia esteja ensolarado.
Muitas pessoas juntam Sintra com Cascais, mas eu sinceramente não recomendo. Sintra tem muitas atrações interessantes entre castelos, palácios, praias e etc que merecem ser visitadas com calma.
O que fazer em Cascais:
Conheça o centro histórico
Ande pelo centro e desbrave todas as ruelinhas, seja nas mais famosas ou nas mais escondidas. Garanto que muitos cantinhos vão te surpreender. Então, anote estas ruas para não deixar de passar por lá:
-a belíssima Avenida Combatentes da Grande Guerra
-Jardim Visconde da Luz , Travessa da Luz, Rua Visconde da Luz, Rua Afonso Sanches e todas as ruas e travessas nos arredores
-Praça 5 de Outubro e Câmara Municipal de Cascais
-Rua Fernandes Thomas, Rua Saudade, Rua Frederico Arouca e travessas (entre as praias da Ribeira, praia da Rainha, praia da Conceição e praia da Duquesa
Conheça as praias de Cascais (e porque não dar um mergulho?)
-Praia da Ribeira
É a praia “principal” do centro histórico e uma das mais charmosas com seus barquinhos de pesca e o Palácio Seixas no canto esquerdo.
-Praia da Rainha
A Praia da Rainha tem esse nome porque era a praia preferida da Rainha D. Amélia. Apesar de bem pequena, tem infraestrura na areia e bares bem próximos. Porém, o acesso é somente por escadas.
-Praia da Conceição e da Duquesa
As praias da Conceição e da Duquesa são interligadas (quando a maré está baixa) e têm o maior areal entre as praias urbanas de Cascais, além de serem as mais próximas da estação de comboios e terem bastante infraestrura.
Na praia da Conceição também é o início do paredão marítimo com cerca de 3km até a Praia da Azarujinha, em São João do Estoril, que é perfeito para uma caminhada admirando a beleza da região.
-Praia Santa Marta
Com um visual bem diferente das demais praias urbanas de Cascais, a Praia de Santa Marta é um dos cartões postais da cidade.
Em meio às rochas e de frente para o Farol de Santa Marta é um cenário único e perfeito. Pode optar por deitar nas pedras (sempre com cuidado!), ou na areal junto ao Museu Condes de Castro Guimarães. Atenção apenas que não é uma praia acessível, porque o acesso é feito por escadas.
Andar até a Boca do Inferno
Comece seu passeio na Praia da Ribeira, seguindo pela Av. Dom Carlos I, e não deixe de admirar a bela vista da Baía de Cascais.
Siga até a Cidadela de Cascais, antiga fortaleza que foi transformada em 1870 pelo Rei D. Luís I na residência de verão da monarquia portuguesa, e onde hoje em dia funciona o Hotel Pestana Cidadela de Cascais.
Siga beirando a marginal, passará pela Praia de Santa Marta, e em 850 metros chegará a incrível Boca do Inferno.
Na minha opinião, o lugar mais encantador de todos em Cascais, apesar do nome um tanto quanto contraditório. É um lugar de grandiosidade da natureza onde a força do mar esculpe as falésias e fascina a todos com sua força. Tenha sempre cuidado, principalmente se o mar estiver muito forte e respeite a sinalização.
Bônus: Se estiver de carro, vale seguir até a Praia do Guincho (5km do centro de Cascais e já inserida no Parque Natural Sintra-Cascais) e desfrutar desta bela praia inserida em meio à natureza, perfeita para a prática de esportes e com ótima infraestrutura. Sem contar que eu acho uma das melhores praias nos arredores de Lisboa.
Onde comer em Cascais:
Restaurante Hífen
Na Avenida D. Carlos I com uma panorâmica da baía de Cascais, este restaurantes de petiscos portugueses é um clássico delicioso na cidade.
Mar do Inferno
Junto à Boca do Inferno, o Mar do Inferno é outro ícone entre os restaurantes de Cascais, principalmente quando o assunto são mariscos (frutos do mar). Se você é fã de marisco, precisa experimentar. É certo que não é barato, mas o marisco é imbatível.
Casa da Guia
A Casa da Guia tem um ambiente mais descontraído e é perfeito para quem está a caminhar pelos arredores da Boca do Inferno. É um Palacete depois da Boca do Inferno, próximo ao Farol da Guia que funciona como um pólo onde concentra várias opções de lojas, restaurantes/food trucks (inclusive para quem é do Rio de Janeiro, tem atualmente um Palaphita - quem lembra do da Lagoa?). Perfeito para dar uma paradinha para beber ou comer alguma coisa e curtir a vista e vibe incrível de Cascais.
Fortaleza do Guincho /Spot by Fortaleza do Guincho
o Hotel Fortaleza do Guincho fica entre a Praia do Guincho e a Praia da Cresmina, e tem um restaurante com estrela Michelin. Além disso, no verão, do lado de fora e também com uma vista de tirar o fôlego funciona o Spot by Fortaleza do Guincho com ótimos petiscos e pratos.
Como Chegar em Cascais:
De carro: cerca de 40km de Lisboa, o caminho perfeito é seguir pela Marginal (N6), considerada uma das estradas mais bonitas do país beirando desde o Tejo até todas as praias da Linha de Cascais.
De comboio: é só pegar na Estação Cais do Sodré (linha verde do metro) em direção a Cascais e sair na estação terminal. A viagem dura 40 minutos e custa 2,25. Confira aqui os horários.
Onde Se Hospedar em Cascais:
Quer fazer uma esticadinha maior em Cascais para conhecer com calma toda a região? Não se preocupe, que também tem uma seleção de hóteis e hostels para te ajudar a escolher.
Fonte: Booking.com
O Hotel Baia fica mesmo em frente à Praia da Ribeira e apenas a 300 metros da estação de comboios. Oferece piscina coberta na cobertura e terraço ao ar livre com vista panorâmica para o oceano. Alguns dos quartos tambêm têm vista para o mar.
Fonte: Booking.com
The Albatroz Hotel está junto à Praia da Conceição e da Duquesa e é composto por um palacete histórico e um outro prédio mais moderno.Com quartos amplos, com uma decoração única e área de lazer para relxar.
Fonte: Booking.com
No coração do centro histórico de Cascais e bem pertinho da Praia da Rainha, o Yellow Suites oferece apartamentos equipados para uma hospedagem tranquila, confortável e com a comodidade de poder preparar qualquer refeição que queira e com um excelente custo benefício.
Fonte: Booking.com
O Hotel Fortaleza do Guincho, foi construído dentro de uma fortaleza do século XVII, ou seja, é o local perfeito para quem gosta de história, quer ter uma experiência de luxo e tem tempo para desfrutar a região (recomendo a hospedagem apenas para quem está de carro, pois a Praia do Guincho fica a 5km do centro de Cascais). Fica do lado da Praia do Guincho, com vistas de tirar o fôlego e ainda conta com restaurante premiado com estrela Michelin. No verão também pode usufruir do Spot, um restaurante ao ar livre de frente para a Praia da Cresmina.
Quer conhecer Cascais e prefere alugar um passeio privativo com motorista?
Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.
PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM.
Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.
Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: