Tomar: Roteiro de 1 dia

 

Tomar, apesar de bem pertinho de Fátima, ainda é um destino não tão conhecido. É uma cidade belíssima, muito charmosa e riquíssima em história pois foi a sede da Ordem dos Cavaleiros Templários (que posteriormente, veio a se tornar a Ordem de Cristo) em Portugal.

Os cavaleiros templários ajudaram o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a conquistar várias cidades (inclusive Lisboa) e a “construir” o atual território português. Como forma de agradecimento, algumas terras no centro de Portugal foram doadas a eles, inclusive Tomar. Por isso, depois construíram o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, para ser a sede da Ordem.

 
Castelo de Tomar

Castelo de Tomar

 

A ordem do Templo existiu durante cerca de dois séculos até que foi extinta por ordem do Papa, porém em Portugal não foi extinta. Foi transformada em Ordem de Cristo, assim era uma maneira de guardar todo o conhecimento, poder e riqueza que a ordem detinha em Portugal sem descumprir a ordem papal.

E uma curiosidade, sabe a famosa cruz de malta, como é conhecida no Brasil principalmente pelos vascaínos, né?! É o símbolo que representa a Ordem de Cristo em Portugal e já estave presente em algumas versões da Bandeira Brasileira, como a bandeira do império, e hoje em dia está presente nos principais símbolos e bandeiras de Portugal. Assim como na bandeira do time Vasco da Gama no Rio de Janeiro e também na bandeira de diversas cidades brasileiras.

 
Castelo de Tomar e Convento de Cristo

Castelo de Tomar e Convento de Cristo

 

Em Tomar, também acontece uma das festividades mais famosas e tradicionais, a Festa dos Tabuleiros, com origem ao culto do Espírito Santo no século XIV. Na festa, as mulheres desfilam com tabuleiros carregados de pão e flores sobre a cabeça. É um evento único, super colorido e animado que acontece de 4 em 4 ano e a próxima é em julho de 2023.

O que fazer em Tomar:

- Castelo de Tomar e Convento de Cristo

 
Convento de Cristo

Convento de Cristo

 

O Convento de Cristo está inserido dentro da área do Castelo de Tomar e, sem dúvida, são a atração mais famosa de Tomar. Não preciso nem dizer que é obrigatório conhecer, né?

 
Janela Manuelina

Janela Manuelina

 

O castelo foi mandado construir por Gualdim Pais, que foi Grão-Mestre da Ordem do Templo, em 1160 assim que tomaram posse destas terras.

O Convento de Cristo tem uma arquitetura extraordinária, por dentro e por fora, nos estilos Românico, Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista e Barroco. Desvende-o com calma, porque tenho certeza que vai se apaixonar.

Uma curiosidade é que Infante D. Henrique que foi precursor dos Descobrimentos viveu mais de uma década em Tomar como Administrador Geral da Ordem de Cristo.

Destaque para a charola que é inspirada no Templo de Jerusalém e é uma das coisas mais lindas que já vi na vida. A Janela do Capítulo também conhecida como Janela Manuelina, por ser um belíssimo exemplo desse estilo de arquitetura também é impressionante.

 
Charola do Convento de Cristo

Charola do Convento de Cristo

 

-Mata Nacional dos Sete Montes

Um boa pedida depois de visitar o castelo e o Convento de Cristo é descer para o Centro Histórico através da Mata Nacional dos Sete Montes. Um grande espaço verde, onde se acredita que os Templários praticavam os rituais iniciáticos da ordem. Por isso, ande e deixe sua imaginação livre para visualizar como seria antigamente, e curta bastante o visual.

-Praça da República, Igreja de São João Batista e os Paços do Concelho

A Praça da República é mesmo o coração de Tomar. Na Praça, bem ao centro, tem uma homensagem a Gualdim Pais, fundador da cidade e 4º Grão Mestre da Ordem.

 
Igreja de São João Batista

Igreja de São João Batista

 

Também é impossível não notar os Paços do Concelho e, claro, a imponente Igreja de São Batista, construída no século XV, que chama bastante atenção com sua Torre Sineira e o belo Portal Manuelino. Vale lembrar que é o centro da Festa dos Tabuleiros.

Náo deixe de reparar que ao fundo é possível ver o Castelo de Tomar.

- Rua Serpa Pinto, a Antiga Corredoura

A atual Rua Serpa Pinto era a antiga Corredoura, caminho que os templários faziam para chegar ao Castelo. Hoje em dia, é a principal rua de comércio da cidade, inclusive com a presença de estabelecimentos históricos.

 
Rua Serpa Pinto e o Café Paraíso

Rua Serpa Pinto e o Café Paraíso

 

Reparem na presença de algumas lojas e estabelecimentos históricos como o centenário Café Paraíso que mantém muitas coisas originais (os espelhos que foram trazidos de Veneza, as mesas e as cadeiras que vieram da Alemanha) e é uma viagem no tempo sentar para tomar um café. Também a Confeitaria Estrelas de Tomar, que tem a fama de ter criado os doces típicos da cidade, como Fatias de Tomar, Queijinhos de Tomar e etc.

-Judiaria e Sinagoga

Bem perto da Praça da República, está a antiga Judiaria de Tomar. Ande pela rua, se encante pelas casas, flores e a visão do Castelo. Vale destacar a Sinagoga, que acreditam ser a mais antiga de Portugal.

-Rio Nabão, Parque do Mouchão e Ponte Velha

O Rio Nabão é outro ícone da cidade, com o charmoso Parque do Mouchão e a Ponte Velha. Acredita-se que a origem da Ponte Velha é Romana e que os templários quando chegaram a Tomar aproveitaram uma estrutura de pedra já existente para construir uma ponte mais sólida para a travessia.

 
Rio Nabão e Parque do Mochão

Rio Nabão e Parque do Mochão

 

No Parque do Mouchão, tem a famosa Roda do Mouchão, que tem que estar sempre rodando. É um engenho mecânico movido pelas águas do rio Nabão, que foi originalmente construído em 1906 para regar os campos nos arredores do Rio.

-Igreja de Santa Maria dos Olivais

Uma das atrações que é muitas vezes esquecida, mas super importante. A Igreja de Santa Maria dos Olivais foi mandada construir por Gualdim Pais no século XII para servir de panteão da Ordem Templária. No seu interior, estão os túmulos góticos de Gualdim Pais, do Mestre Lourenço Martins e do Mestre D. Gil Martins.

É um dos mais belos exemplares do gótico em Portugal e uma referência pelas suas características. Logo em frente, mas num nível acima, encontra-se uma torre quadrangular que acreditam existir um túnel que ligava a Igreja ao Castelo Templário de Tomar.

 
Igreja Santa Maria dos Olivais

Igreja Santa Maria dos Olivais

 

Onde comer em Tomar:

  • Taverna Antiqua

    Quer uma refeição boa e um ambiente com temática medieval? A Taberna Antiqua é uma boa pedida e sua fama não nega. Se prepare para uma viagem no tempo mesmo na Praça da República.

  • Cervejaria do Fernando

    Prefere comida caseira, um ambiente simples e porções muito bem servidas e saborosas? Minha sugestão é a Cervejaria do Fernando.

Como Chegar em Tomar (saindo de Lisboa):

De carro: Fica cerca de 1h30 de Lisboa de carro pela A1.

De comboio: é só pegar na Estação Santa Apólonia (linha azul do metro) o comboio Regional (este é o comboio direto), a viagem dura cerca de 2h e custa 10,15€. Pode conferir os horários e comprar seu bilhete diretamente no site da CP.PT

De autocarro: tem autocarros partindo de Sete Rios (junto à estação do Jardim Zoológico da linha azul do metro) com destino a Tomar. A viagem direta dura 1h45 e custa 9,50€ e o primeiro autocarro direto em dias úteis é às 7h da manhã (atenção que há autocarros que não são diretos). Pode consultar todos os horários e comprar seu bilhete no site da Rede Expressos.

Onde Se Hospedar em Tomar:

Quer voltar no tempo e imaginar como era a vida na época dos cavaleiros templários? Se hospedar em Tomar, pode ser uma ótima opção, e ainda aproveitar para conhecer os arredores como Fátima, Vila Nova da Barquinha e o Castelo de Almourol ou ainda os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha.

Thomar Boutique Hotel ****

Fonte: Booking.com

O Thomar Boutique Hotel, como o nome sugere, é um hotel boutique mesmo junto ao Rio Nabão.

Hotel dos Templários ****

Fonte: Booking.com

O Hotel Dos Templários é perfeito para quem busca toda a infraestrutira de um grande hotel, com piscinas, spa, salão de jogos, academia e quadra de tênis e etc.

Central Family House

Fonte: Booking.com

A Central Family House é para quem busca se hospedar num palacete de Tomar, quase que “parado” no tempo com toda a sua decoração e história.

Thomar Story Guesthouse

Fonte: Booking.com

Nas margens do Rio Nabão e no coração da cidadeestá o Thomar Story num edifício totalmente restaurado do século XIX.


Quer conhecer Tomar e quer um passeio privativo com motorista?

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.

PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM. 


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: