Ponte da Barca: Roteiro de 1 dia

 

Ponte da Barca é uma vila (uma das mais conservadas que já vi) no Norte de Portugal. Pertence ao Distrito de Viana do Castelo, está bem juntinho do Parque Nacional Peneda-Gerês e perto de Braga.

A origem do seu nome é devido a Barca, que antigamente fazia a travessia de pessoas e mercadorias no Rio Lima (antes de existir a Ponte, mas já falo mais dela) entre as duas margens. Sendo que muitas das vezes, eram peregrinos que faziam o Caminho de Santiago de Compostela. A Ponte foi construída em meados do século XV e, por isso, em 1450 a cidade recebeu o nome de São João de Ponte da Barca.

Mas, anteriormente, era conhecida por Anóbrega ou Terra da Nobréga e acredita-se que vem do romano "Elaneobriga".

Além disso, Ponte da Barca também é a terra de Fernão de Magalhães, o navegador que comandou a primeira viagem de circum-navegação, provando que a Terra é redonda (apesar de algumas pessoas quererem dizer o contrário hoje em dia! lol).

 
Ponte da Barca

Ponte da Barca

 

Uma característica que vai chamar sua atenção e te conquistar, são os solares (como são conhecida as grandes e luxuosas casas que eram habitadas pelos nobres, inclusive há registro próprio para os Solares em Portugal que foram convertidos em hotéis/alojamentos porque hoje em dia poucos são os habitados pelas famílias).

Ponte da Barca é super famosa pelas rusgas populares (vai encontrar até uma homeagem na Praça da República - 3 estátuas que representam 3 dos clássicos elementos da Rusga do Alto Minho: o tocador de concertina, a tocadora de cavaquinho e a cantadeira – usando os trajes locais). Além disso, as rusgas fazem parte também da famosa Romaria de São Bartolomeu que ganhou este ano de 2020 como uma das 7 maravilhas de Portugal na categoria cultura popular.

 
Homenagem às Rusgas Populares

Homenagem às Rusgas Populares

 

A famosa Romaria de São Bartolomeu acontece sempre em no fim de agosto, numa tradição de mais de 100 anos dedicada às danças e músicas populares. Além das rusgas, tem a atuação de grupos folclóricos da região, concursos, desfiles e muito mais. Se pretende ir a Ponte da Barca em Agosto vale ficar de olho na programação e conferir esta grande festa portuguesa.

O que fazer em Ponte da Barca:

- Conheça o Centro Histórico

O Centro Histórico de Ponte da Barca é super charmoso e muito bem preservado. Ande por suas ruas , se encante pelos canteiros floridos, admire os solares da cidade (as grandes casas que mencionei acima) e também o património histórico e cultural.

Ande sem rumo, porque não há chance de se perder e deixe se encantar por Ponte da Barca.

 
Centro Histórico de Ponte da Barca

Centro Histórico de Ponte da Barca

 

-Ande na Ponte Medieval

A Ponte Medieval é um dos ícones de Ponte da Barca. A ponte foi construída no século XV e, como disse anteriormente, deu origem ao nome da cidade.

Ande pela Ponte e cruze até a outra margem do Rio Lima para ter um belo visual panorâmico de Ponte da Barca.

 
Ponte Medieval de Ponte da Barca

Ponte Medieval de Ponte da Barca

 

-Pelourinho e Mercado Municipal

Bem do ladinho do acesso a Ponte medieval, junto ao Jardim dos Poetas, está o Pelourinho e o Antigo Mercado Municipal de 1752 que servia de base para as feiras.

 
Pelourinho e o Antigo Mercado Municipal de Ponte da Barca

Pelourinho e o Antigo Mercado Municipal de Ponte da Barca

 

-Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Ponte da Barca, também conhecida como Igreja de São João Batista, começou a ser construída no século XVI e foi remodelada entre 1717 e 1738, que trouxe os toque barrocos a construção.

 
Igreja Matriz

Igreja Matriz

 

-Capela de São Bartolomeu e Capela de Santo António

Ao andar pelo centro de Ponte da Barca, vai encontrar duas charmosas capelas em meio às suas ruas. A Capela de São Bartolomeu, do fim do século XVII, é de onde parte a procissão da Romaria de São Bartolomeu, que é o padroeiro e como disse, essa é a grande festa da cidade também.

 
Capela de São Bartolomeu

Capela de São Bartolomeu

 

A Capela de Santo António também é do fim do século XVII, com detalhes em arquitetura maneirista e barroca.

 
Capela de Santo António

Capela de Santo António

 

-Caminhe e Descanse pelo Choupal do Largo do Corro

Dê uma breve caminhada junto a margem do Rio Lima, descanse nos jardins do Largo do Corro e se tiver disposição ande um pouco mais e alcance a Praia Fluvial de Ponte da Barca.

 
Rio Lima visto do Choupal do Largo do Corro

Rio Lima visto do Choupal do Largo do Corro

 

O que mais posso conhecer nos arredores de Ponte da Barca?

-Parque Nacional Peneda Gerês

Ponte da Barca está mesmo aos pés do Parque Nacional Peneda-Gerês, que é imperdível para quem ama estar em contato com a natureza.

 
Vista do Rio Lima do alto da Aldeia de Lindoso

Vista do Rio Lima do alto da Aldeia de Lindoso

 

Lindoso é uma das atrações do Parque Nacional Peneda-Gerês. É uma aldeia e pertence ainda ao Concelho de Ponte da Barca. Bem junto à fronteira entre Portugal e Espanha, com um visual único. Sem contar que tem um castelo, que foi super importante para a proteção do território e os famosos espigueiros usados para secar milho.

Quer saber o que conhecer no Parque Nacional Peneda-Gerês? Confere o roteiro de 3 dias.

Onde comer em Ponte da Barca:

Não deixe de experimentar o melhor da gastronomia local, que é maravilhosa. Se for fã de vinhos verdes, Ponte da Barca é um dos locais ideais para apreciar esta maravilha pois faz parte da região demarcada de Vinhos Verdes.

  • O Moinho

    Bem junto ao Largo do Côrro na beira do Rio Lima, está o Restaurante O Moinho. Vá e experimente a Posta da Barrosã que garanto que não vai se arrepender.

 
Posta Barrosã para 2 pessoas

Posta Barrosã para 2 pessoas

 

  • Vai à Fava

    Para quem prefere um restaurante com uma pegada mais contemporânea, o Vai à Fava é uma ótima opção. Também fica na beira do Rio Lima, mas próximo ao Jardim dos Poetas.

Como Chegar em Ponte da Barca (saindo do Porto):

Carro: é a maneira mais prática e a que permite conhecer mais lugares nos arredores. São cerca de 100km e a viagem dura cerca de 1h.

Autocarro (ônibus): existem duas opções de autocarro até Ponte da Barca.

  • Barquense: com partidas do Aeroporto do Porto com 4 horários de partida e a viagem custa 16€.

  • Rede Expressos: os autocarros partem do Campo 24 de Agosto (todas as linhas de metro, exceto a amarela) e a viagem custa 5€. Existem dois horários de ida e dois de volta, sendo talvez necessário pernoitar em Ponte da Barca visto que as partidas do Porto são à tarde/noite. Os horários podem ser consultados diretamente no site.

Onde Ficar Hospedado em Ponte da Barca:

Para conhecer a região com calma, se hospedar em Ponte da Barca é uma ótima opção. Para ajudar, seguem 3 sugestões de hospedagem com a identidade de Ponte da Barca.

Hotel Fonte Velha ***

Fonte: Booking.com

O Hotel Fonte Velha fica no centro de Ponte da Barca, bem junto ao Rio Lima, e com uma ótima infraestrutura.

Hotel Os Poetas **

Fonte: Booking.com

O Hotel Os Poetas fica bem juntinho ao Rio Lima, a Ponte Medieval, ao Pelourinho e antigo mercado, ou seja, a melhor localização de sempre.

Casa Victoria

Fonte: Booking.com

A Casa Victoria é um antigo e belo solar transformado em alonjamento, com muito bomm gosto e conforto bem no centro de Ponte da Barca.


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: