Dornes: Roteiro de 1 dia

 

Dornes é uma aldeia ribeirinha e eleita uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria aldeias. Mas além de todo o charme de uma aldeia a beira do Rio Zêzere, é uma terra mítica, cheia de mistérios e magia por onde os templários já passaram e, por isso, é conhecia como a Terra Mítica dos Templários.

 
Dornes

Dornes

 

Lembra dos Cavaleiros Templários? Vamos a um refresh…

Os cavaleiros templários ajudaram o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a conquistar várias cidades (inclusive Lisboa) e a “construir” o atual território português. Como forma de agradecimento, algumas terras no centro de Portugal foram doadas a eles, inclusive Tomar (que fica mesmo beeeem perto de Dornes). Por isso, depois construíram o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, para ser a sede da Ordem.

A ordem do Templo existiu durante cerca de dois séculos até que foi extinta por ordem do Papa, porém em Portugal não foi extinta. Foi transformada em Ordem de Cristo, assim era uma maneira de guardar todo o conhecimento, poder e riqueza que a ordem detinha em Portugal sem descumprir a ordem papal.

Além disso, se você é fã de Game of Thrones, com certeza, dirá que Dornes parece saído de um dos cenários da série.

 
Vista do Rio Zêzere em Dornes junto ao Posto de Turismo

Vista do Rio Zêzere em Dornes junto ao Posto de Turismo

 

É verdade que esta aldeia não tem tantos pontos turísticos como outros destinos. Mas, sem dúvida, vale muito a pena conhecer esta terra mágica e se apaixonar pela sua incrível beleza.

O que fazer em Dornes:

- Admirar a Torre Templária

Um dos ícones da aldeia é a torre pentagonal templária construída por Gualdim Pais, grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, entre os séculos XII e XIII. Acredita-se que tinha grande função de proteção junto com o Castelo de Almourol e de Tomar.

É possível admirar a Torre dos mais diversos ângulos da aldeia e, sem dúvida, grande parte do charme e misticismo de Dornes está ligado à ela. Mas também não deixe de chegar pertinho e admirar essa relíquia super importante para a história de Portugal.

 
Torre Templária

Torre Templária

 

-Santuário de Nossa Senhora do Pranto

O Santuário de Nossa Senhora do Pranto foi mandado construir pela Rainha D. Isabel, também conhecida como Rainha Santa, no século XIII e sua atual estrutura é de 1453. A Igreja mistura os estilos gótico, barroco e maneirista e, claro, que os páineis de azulejos no seu interior merecem destaque.

 
Escadaria de Acesso ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto

Escadaria de Acesso ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto

 

-Capela Santo António

A Capela de Santo António fica junto à escada que dá acesso ao Santuário. O que tem de pequenina, tem de charmosa.

 
Capela de Santo António

Capela de Santo António

 

-Praia Fluvial

Um dos programas imperdíveis em Dornes, no verão, é aproveitar a praia fluvial e as atividades aquáticas. A Marina está na parte mais baixa da aldeia e tem alguns barcos pequenos e também aluguel de caiaques ou stand up paddle.

 
Marina e Praia Fluvial de Dornes

Marina e Praia Fluvial de Dornes

 

-Trilhas

 
Visual de uma trilha em Dornes

Visual de uma trilha em Dornes

 

Outro grande atrativo de Dornes são as trilhas. Se você quer ter o visual de cima (este aqui da foto abaixo), só tem duas opções: ou um drone ou a trilha. Por isso, vale a pena ir preparado para uma boa caminhada com vistas de tirar o fôlego.

 
Vista de Dornes Fonte: Sapo Viagens

Vista de Dornes Fonte: Sapo Viagens

 

A trilha tem início junto ao posto de turismo de Dornes e está bem bem sinalizada. Porém , para facilitar, vale entrar no posto de turismo, pedir informações e um mapa com os principais pontos de interesse do percurso.

Onde comer em Dornes:

  • Restaurante O Rio

É uma casa familiar dedicada ao melhor da gastronomia local, como peixes de rio fritos ou grelhados mas o bacalhau não fica de fora: na recita da casa, o bacalhau à Rio, tem molho de camarão.

Ah, e aproveite para sentar na esplanada e ficar na dúvida se come ou admira a vista sobre o Rio Zêzere.

 
Dornes

Dornes

 

Como Chegar em Dornes:

Só é possível chegar de carro, por isso, a sugestão é que passe por Tomar antes (ou depois), até porque a aldeia é bem pequenina. Por isso, se a ideia não for fazer praia ou trilha, com certeza não demorará nem 2h para conhecer.

Confere o roteiro completo de 1 dia em Tomar, que inclusive também é uma perfeita opção para passar a noite.

De carro: Fica quase 2h de Lisboa e do Porto, e cerca de 30 minutos de Tomar.


Quer conhecer Dornes e quer um passeio privativo com motorista?

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.

PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM. 


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: