O que vale a pena conhecer entre Lisboa e Porto?
É muito comum fazer o trajeto Lisboa-Porto (ou vice-versa) de carro, porque além de sair mais barato dependendo da quantidade de pessoas, é possível conhecer várias outras cidades no caminho.
Descubra qual a melhor opção para você fazer o trajeto Porto-Lisboa
Por isso, o carro é uma das opções preferidas por quem está passeando pelo país. Óbidos, Aveiro, Coimbra, Fátima, Batalha ou Nazaré são as paradas mais comuns e conhecidas.
A tentação de conhecer todos os lugares é grande, mas não se iluda, porque Portugal pode ser pequeno em tamanho mas é gigaante em beleza e história. Por isso, tem muitas coisas para ver, conhecer e aprender.
Se quiser parar em muitos lugares, vai acabar batendo muita estrada e conhecendo muito pouco de fato.
O que vale a pena conhecer numa parada entre Porto e Lisboa de carro?
Se a sua ideia é sair de Lisboa (ou do Porto) e chegar no Porto (ou em Lisboa) no mesmo dia, eu recomendaria no máximo duas/três paradas como Aveiro ou Coimbra e Fátima, Batalha e/ou Alcobaça e Fátima, ou ainda substituir um dos mosteiros ou o Santuário de Fátima, por Nazaré porque todas as cidades são bem pertinhas umas das outras e, claro que isso depende do ritmo e interesse de cada um, mas provavelmente não demorará mais de 2h em cada lugar. Repare bem que só recomendo 3 paradas, quando elas tem somente uma atração, como é o caso dos Mosteiros de Alcobaça, da Batalha e o Santuário de Fátima.
Óbidos é quase sempre uma das principais opções e é verdade que a vila não é assim tão grande, mas eu acho que Óbidos deve ser uma das paradas, se for apenas a única parada. Porque a vila é um encanto, repleta e história e belezas e, na minha opinião, merece ser apreciada com calma. Se achar um dia inteiro muito, acho que pelo menos meio dia, umas 4 horas valem a pena para conhecer com calma e fazer uma viagem no tempo. Até porque se não for para o Alentejo não visitará outra vila medieval neste estilo. No máximo dos máximos e dependendo do seu ritmo, pode ser que dê para incluir um dos mosteiros, da Batalha ou de Alcobaça, ou o Santuário de Fátima.
Tomar é outra excelente opção, mas se for conhecer com calma tanto o Convento de Cristo como a cidade, recomendo pelo menos 4 horas. Com isso, assim como Óbidos, acho que no máximo conseguiriam dar uma parada no Santuário de Fátima ou ainda nos Mosteiro de Alcobaça ou Batalha.
O Castelo de Almourol também pode ser incluído com Fátima, Tomar ou ainda os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça.
Saiba mais sobre o Castelo de Almourol: um castelo único no meio do Rio Tejo
Para quem for parar em Aveiro e for louco por azulejos, vale a pena sair da autoestrada antes de Ovar para dar uma paradinha nas Igrejas de Cortegaça e Válega. São duas obras primas da azulejaria portuguesas que você vai ficar fascinado.
É fã de azulejos? Descobre 9 lugares repletos de azulejos que você precisa conhecer em Portugal
Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.
Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: