Quais Pratos de Bacalhau São Mais Tradicionais?
Quando se pensa na Gastronomia Portuguesa, é logo o bacalhau que vai à mente de todos (apesar de ter muitos outros pratos tradicionais, mas vamos falar disso em outro artigo).
Os pioneiros na descoberta do bacalhau foram os vikings. Como não havia sal, secavam o peixe ao ar livre até endurecer para depois consumirem nas longas viagens que faziam.
O Bacalhau entrou de vez no dia-a-dia dos portugueses, que já faziam a pesca nos mares da Terra Nova (atual Canadá) e Groelândia, com as navegações. Após salgado e seco, o bacalhau aguentava mais de três meses nas expedições marítimas, sem perder proteínas ou nutrientes, o que era ideal.
Desde então esta iguaria esta presente na mesa e no dia-a-dia dos portugueses (e não só).
Dizem que existem mais de 1000 formas de o preparar, mas vamos aos pratos mais tradicionais de bacalhau.
BACALHAU À BRÁS
Um dos meus preferidos e de quase todo mundo, porque é praticamente impossível não gostar.
O Bacalhau à Brás é desfiado ou em lascas, refogado com cebola, batata palha, azeitonas e salsinha. Finalizado com o ovo para dar a suculência e umidade deliciosa desta receita.
Acredita-se que esta receita foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa.
BACALHAU COM NATAS
O Bacalhau com Natas também é outra unanimidade. Afinal quem não gosta de natas (creme de leite) e queijo?
O bacalhau é desfiado ou lascado com cebola refogada, batatas e envolvido nas natas e por fim gratinado com queijo para dar aquela cremosidade. Delícia, né?
BACALHAU À GOMES DE SÁ
Um dos mais famosos entre os brasileiros e o mais comum nas datas comemorativas, devido ao seu fácil preparo.
Leva bacalhau em lascas (demolhado no leite, na receita original), batatas, ovos e um belo refogado de cebola e pimentões no azeite. Por fim, vai tudo para gratinar no forno.
Este prato foi criado no Porto e homenageia o seu criador José Luís Gomes de Sá, comerciante de Bacalhau do famoso muro dos bacalhoeiros no século XIX.
BACALHAU À LAGAREIRO
Este é o clássico para quem prefere uma bela posta do bacalhau. A origem do nome vem dos lagares de azeite, então já pode imaginar que além do bacalhau, não pode faltar muiiiiito azeite.
É um prato de bacalhau assado, acompanhado de batatas ao murro e, geralmente, grelos (vegetal português com um toque amargo perfeito para pratos de bacalhau). Há algumas versões feitas na brasa.
BACALHAU À ZÉ DO PIPO
O Bacalhau à Zé do Pipo, assim como o Gomes de Sá, também surgiu no Porto em 1940 pelas mãos de José Valentim, conhecido como "Zé do Pipo", dono de um restaurante tradicional da cidade.
Além do bacalhau, leva purê de batata, cebola, azeite, pimentões e azeitonas e, claro, a maionese para gratinar tudo no forno. Huummm!
BACALHAU À MINHOTA
O Bacalhau à Minhota, ou à Narcisa ou à Braga, surgiu em Braga e é um dos clássicos dos restaurantes mais tradicionais do país (vulgo, tascas).
É uma bela posta de bacalhau frita com cebola no azeite e regado no vinho verde, acompanhada de batata frita as rodelas (adoooro!).
BACALHAU COM GRÃO
O Bacalhau com Grão também é das tascas (apesar de já ter versões mais sofisticadas hoje em dia) e também pode ser chamado de Meia Desfeita de Bacalhau com Grão ou Salada de Bacalhau e Grão.
Além do bacalhau, geralmente, desfiado, cebola, pimentões, alho, ovo e grão de bico são os ingredientes deste prato, que pode ser servido quente ou frio.
Há ainda quem complemente este prato com batatas cozidas ou assadas.
E então, qual é seu prato de bacalhau preferido?
Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: