O que fazer no Natal em Portugal? (2018)

 

A época mais querida do ano está chegando, e após mostrar um pouco da iluminação natalina em Lisboa para vocês nos stories (Ainda não viu? Corre para ver os stories em destaque), muitos me perguntaram como é o dia 25 de Dezembro ou 01 de Janeiro aqui em Portugal.

IMG_6223.jpg

Então, vamos lá…

Portugal é um país bem católico e, por isso, respeita muito a data e as pessoas geralmente celebram em família. Por isso, depois do horário de almoço do dia 24 e o dia 25 costuma estar quase tudo fechado, atrações turísticas, shoppings, comércio de rua, restaurantes, etc. Por isso, minha sugestão é tentar estar hospedado em grandes cidades como Porto ou Lisboa, porque terão mais chances de terem pelo menos restaurantes e/ou supermercados abertos.

Ah, mas e a ceia de natal? Como disse, é complicado encontrar muitas coisas abertas, então foquem em restaurantes de hotéis, pois esses com certeza terão ceias de Natal (especialmente as grandes redes como Tivoli, Sana, etc). Só esteja preparado porque os valores podem ser um pouco mais elevados, devido a data e aos menus preparados. E não se esqueçam de reservar com antecedência!

Outra opção é se for alugar um apartamento (já conferiram nossa parceria com a Portugal Open House? Confiram os stories e descubram como garantir 10% de desconto!), preparar a própria ceia.

Aproveite para deixar tudo bem organizado para esses dias para não ser pego de surpresa. Esses dias são ótimos para curtir a cidade em si, igrejas, jardins, miradouros, porque vai estar bem tranquila. Ou por que não fazer um Walking Tour com o Viver Portugal?

37038D99-1947-470A-A80F-0C47F0BCB686.JPG

Mas a época natalina aqui reserva muitas atrações para toda a família, como:

- Mercados de Natal: em praças da cidade, você consegue encontrar os mercados com comidas e bebidas típicas e ainda garantir alguns presentes. Sem contar com o maravilhoso clima natalino com música, árvores e o Papai Noel (Pai Natal, como dizem por cá) para alegrar a criançada. Em Lisboa, os mais famosos são na praça do Rossio e no Wonderland (que conto mais detalhes abaixo). No Porto, no Largo da Batalha e na Praça D.João I (também há pista de patinação no gelo).

IMG_6334.jpg

- Admirar a Iluminação Natalina: Geralmente as luzes são acesas no último fim de semana de Novembro ou primeiro de Dezembro (este ano foi no dia 24/11) e ficam até o início de Janeiro. As principais ruas do centro de Lisboa e Porto ficam completamente decoradas e iluminadas e é uma delícia um passeio para admirar as mais diferentes luzes ao redor da cidade.

DE0CEF90-B31C-4C36-8684-55729B027B97.JPG

- Wonderland Lisboa: Situado no Parque Eduardo VII (se for de metro saia na estação Marquês de Pombal, Linha Azul), é um complexo com diversas atrações. No Wonderland encontra desde o Mercado de Natal, food trucks, pista de patinação no gelo até uma roda gigante com vista panorâmica para a cidade. Programa perfeito para a toda a família com atrações para todas as idades.

IMG_6227.jpg

Alguma atrações abertas no dia 24, em Lisboa, são:

- Castelo de São Jorge (9h às 18h)

- Palácio da Ajuda (10h às 18h)

- Pastéis de Belém (8h às 19h)

- Oceanário (10h às 19h)

- Torre de Belém (como este ano dia 24 é numa segunda-feira, dia normal de encerramento, não estará aberto)

- Mosteiro dos Jerónimos (como este ano dia 24 é numa segunda-feira, dia normal de encerramento, não estará aberto)

Os shopping, centro comerciais e supermercados geralmente funcionam até às 18h, então convém ter isso em atenção caso queira comprar alguma coisa de última hora.

Alguma atrações abertas no dia 25 são:

- Oceanário (13h às 19h - Também abre dia 1 de Janeiro das 12h às 19h)

- Pastéis de Belém (8h às 19h - Também abre dia 31 de Dezembro e 01 de Janeiro no mesmo horário)

ATENÇÃO: É sempre bom confirmar se não houve alteração nos horários antes de se deslocar.

Booking.com
 

sobre a autora.jpg