Taberna Sal Grosso: o Melhor da Gastronomia Portuguesa em Lisboa

 

Quem segue o Viver Portugal há um tempo, já me acompanhou na Taberna Sal Grosso algumas (muiiitas) vezes.

Nunca vou me cansar de ir, mas preciso compartilhar com todos vocês essa preciosidade. Na minha opinião, é o melhor restaurante de comida portuguesa em Lisboa.

Confere aqui o post no Viver Portugal, umas das minhas primeiras indicações de restaurante.

Os pratos são tipicamente portugueses, mas com uma pegada mais moderna e sabor inexplicável. A proposta é pedir vários pratos e ir partilhando, porque são pequenas porções. Se forem em grupo (apesar do restaurante ser pequenino), melhor ainda porque conseguem experimentar mais coisas e baratear a conta.

Como disse, o restaurante é bem pequeno. Então se não tiver reserva (pode ser feita pelo facebook por mensagem), tentem chegar no horário de abertura ou se preparem para esperar um pouquinho.

Mas vamos falar sobre a comida em si, que é o que realmente interessa, né?

Como disse, os pratos são portugueses e o cardápio varia frequentemente. As opções disponíveis do dia estão escritas num quadro negro separadas por tipo: carne, peixe e mariscos e acompanhamentos. E num outro quadro menor, estão as bebidas.

Cardápio do Dia

Cardápio do Dia

Falando em bebidas, também são todas portuguesas e inclusive a cerveja vendida no restaurante é artesanal e produzida por eles. E é incrível! Todas, tem witbier, stout, weiss, etc (também variam de acordo com a disponibilidade), mas são todas muito boas! Se é fã de cerveja artesanal, não pode deixar de experimentar.

 
Bacalhau Confitado

Bacalhau Confitado

 
 
Migas de Broa (às vezes também disponível como acompanhamento)

Migas de Broa (às vezes também disponível como acompanhamento)

 

Não se preocupem que apesar do cardápio variar, o bacalhau é uma constante nas versões Confitado e À Brás. A minha versão preferida é o Confitado acompanhado de migas de feijão frade com broa…DIVINO!

 
Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás

 

Outro prato que me marcou dentre muitos maravilhosos, foi o borrego de colher com puré de abóbora fumado…sério, que prato incrível! Pena que de todas as vezes que fui, só tinha em uma das vezes.

 
Borrego de Colher

Borrego de Colher

 

Para quem tem curiosidade em experimentar pratos tradicionais mas com ingredientes que nem sempre todos gostam, como sangue, fígado ou ate mesmo outros animais como coelho, javali, raia, minha é dica é ousem. Se tem um lugar que tenho coragem e de pedir pratos diferentes e sempre ser surpreendida (sim, apesar da minha resistência e “preconceito” eu acabo sempre gostando) é na Taberna Sal Grosso (ou agora no irmão mais novo, a Salmoura).

Por isso, se tem curiosidade, tenha coragem de pedir porque provavelmente vai se surpreender também e gostar.

 
Rabo de Boi

Rabo de Boi

 
 
Raia Alhada (esse molho é de lamber os beiços!)

Raia Alhada (esse molho é de lamber os beiços!)

 
 
Iscas de Pato

Iscas de Pato

 

As sobremesas também são as tradicionais, mas com um quê moderno e surpreendente. A minha preferida é o Pudim de Cerveja, que nem sempre está da mesma forma porque nem sempre é feito com a mesma cerveja (utilizam as cervejas que eles mesmo fabricam), mas todas as vezes está divina, de comer rezando por mais.

 
Pudim de Cerveja

Pudim de Cerveja

 

O atendimento e ambiente te fazem sentir em casa tamanha hospitalidade e simpatia e ainda para finalizar a refeição há sempre cortesia de um (ou vários) licores e/ou digestivos como Ginjinha, Amarguinha, Bagaceira, Vinho Abafado, etc.

Endereço: Calçada do Forte 22, Alfama (bem perto da Estação de Santa Apolónia)

Aberto todos os dias de 12h30 às 15h e de 20h às 23h.

Este artigo é espontâneo e relata apenas as minhas experiências nas visitas à Taberna Sal Grosso.


sobre a autora.jpg
Booking.com