Monsanto: Roteiro de 1 dia

 

Monsanto, além de ser uma aldeia história desde 1995, tem o título de aldeia mais portuguesa de Portugal desde 1938. Com certeza, assim que visitar vai entender o porque destes títulos. Inserida num cenário único, em meios as terras planas da Beira Interior, grandes penedos constrõem a beleza de Monsanto. Ou seja, já viu que as vistas são de tirar o fôlego, né?

Inclusive, esses penedos (grandes pedras) fazem parte da estrutura de muitas casas, como um único bloco de pedra formando o telhado. Por isso, é comum dizer que são “casas de uma telha só”.

Como aldeia histórica, já se imagina e inclusive há registros da presença humana desde o paleolítico, além de também por lá já terem passados romanos, visigodos e arabés. Até finalmente, ser uma das terras dos cavaleiros templários de onde temos mais vestígios.

 
Monsanto

Monsanto

 

O QUE FAZER EM MONSANTO:

A melhor dica para dar é ande, ande muito e nem precisa se preocupar com rumo porque não é muito grande então não tem como se perder. Mas esteja preparado para encarar uma boa subida também. Infelizmente, as aldeias históricas não são muito acessíveis.

Outro ponto a ter atenção, especialmente se for na primavera ou início de verão é o excesso de pólen e abelhas, visto que a aldeia é repleta de flores.

Ah, também vale sempre lembrar que o tênis é seu melhor amigo para este tipo de passeio, pois não escorrega e está sempre preso aos pés evitando riscos.

Mas vamos aos principais pontos de interesse:

  • Admirar a vista do Baluarte

    O Baluarte, fica junto ao acesso da aldeia (e estacionamento), é um excelente ponto de partida para a sua visita a Monsanto. Acredita-se que deve ter sido utillizado como baluarte de guerra num episódio mais tardio, mas atualmente funciona como miradouro e tem uma vista incrível.

 
Vista do Baluarte (com o o galo e a Torre de Lucano)

Vista do Baluarte (com o o galo e a Torre de Lucano)

 
  • Encontrar o Galo na Torre de Lucano

    A Torre de Lucano, também é conhecida como a Torre do Relógio, é a antiga torre sineira da aldeia e ostenta o símbolo que tornou Monsanto na Aldeia Mais Portuguesa de Portugal; uma réplica de um galo de prata que foi a premiação no concurso em 1938.

 
Casas em Monsanto

Casas em Monsanto

 
  • Admire a incrível arquitetura e construção das casas sob os penedos

Ande pelas ruas e admire as casas construídas por entre rochas (que são muitas!), sendo estas partes da sua estrutura.

  • Descubra o Castelo, a cidadela e seus arredores

O Castelo fica no ponto mais alto da aldeia e foi contruído sobre o original castelo árabe pela Ordem dos Cavaleiros Templários, que ganhou as terras, após a conquista da aldeia aos mouros por D.Afonso Henriques e suas tropas em 1165. A atual estrutura remete a obras de restauração em meados do século XX e também a ausência da torre de menagem é devido a uma explosão em 1815. Atualmente, neste ponto é onde no dia 3 de maio se realiza o ritual do Dia de Santa Cruz, onde se atiram potes de flores. Do alto das muralhas do castelo, vai encontrar uma das vistas mais lindas da região. Mas aproveite também para admirar a Capela de Santa Maria do Castelo, encontrar a Porta Falsa ou da Traição, utilizada antigamente em caso de cerco e ainda a cisterna que era utilizada na época medieval para abastecer a aldeia.

 
Vista das Muralhas do Castelo de Monsanto

Vista das Muralhas do Castelo de Monsanto

 

Do lado de fora do Castelo, também tem que descobrir as ruínas do povoado da Freguesia de São Miguel e Necrópole. O povoado de São Miguel existiu porque na época da ocupação da Ordem do Templo era necessário que a população ficasse separada dos freires, por isso, o povoamento medieval começou do lado de fora e numa área mais baixa e abrigada, onde hoje encontramos a Capela de São Miguel. Posteriormente, a ocupação foi descendo a encosta formando a aldeia como é atualmente. Hoje, restam apenas ruínas dessa povoação e uma antiga necrópole, datada de antes da capela.

Bem escondido do lado direito de fora da muralha, existem as ruínas da Capela de São João, que é a coisa mais linda para admirar a vista e tirar muiiiiitas fotos. As minhas não ficaram assim tão extraordinários, porque era um dia de calor intenso e já estavamos mortos com farofa.hahaha

 

Ruínas da Capela de São João

 

ONDE COMER EM MONSANTO:

Taverna Lusitana

No caminho para o Castelo, a Taverna Lusitana é o local ideal para petiscos com uma vista de tirar o fôlego (e ainda tem opção de hospedagem). Atenção apenas que só abre de quarta a domingo e, por isso, eu não consegui conhecer e comer por lá.

Adega Típica O Cruzeiro

Fica logo na entrada da aldeia, um pouco antes do Baluarte, e é um restaurante de comida tradicional. Tenha apenas atenção aos horários das refeições, porque demos com a cara na porta (estava cheio e já náo dava para esperar mesa às 14h30).

Tasca do Povo

Na rua principal, no caminho para o Castelo, foi a nossa deliciosa descoberta depois do insucesso de tentar comer nas duas primeiras opções. Optamos por uma tábua de queijos e enchidos com um gaspacho de entrada que estavam ótimos.

Para finalizar, experimentamos pela primeira vez, o Pastel de Cereja (típico da região que fica bem próximo do Fundão, maior produtor de cerejas de Portugal). É tipo um pastel de nata, porém com cerejas e digo que é delicioso. Quem passar por lá, não deixe de experimentar.

 
Pastel de Cereja

Pastel de Cereja

 

ONDE FICAR HOSPEDADO EM MONSANTO:

Quer curtir com calma e ter a experiência de dormir na aldeia mais portuguesa de Portugal? Então vamos a algumas sugestões de hospedagem de charme em Monsanto.

Casa do Castello

Fonte: Booking.com

A Casa do Castello funciona no esquema Bed and Breakfast, mas com o grande plus das vistas de tirar o fôlego.

Sunset House

Fonte: Booking.com

A Sunset House é uma casa de temporada para chamar de sua. Tem 1 quarto, cozinha equipada com geladeira e forno, máquina de lavar roupa e 1 banheiro com chuveiro. Além disso, a casa oferece café da manhã continental ou à la carte.

Casa de David

Fonte: Booking.com

A Casa de David é uma das casas mais instagramadas, porque fica mesmo no principal acesso da aldeia e é toda decorada. A casa conta com estúdios completos até suítes exclusivas, todos com banheiro privativo e alguns possuem cozinha

COMO CHEGAR EM MONSANTO:

Monsanto fica na Beira Interior, a cerca de 50km de Castelo Branco e 276 km de Lisboa.

Carro: a melhor opção, sem sombras de dúvidas e a única direta. Saindo de Lisboa, basta pegar a A1 e depois a A23 e em cerca de 3h chegará a Monsanto.

Comboio e Autocarro: uma opção para quem prefere ir de transporte público é o programa da CP - Rota das Aldeias Históricas que inclui a ida de comboio até Castelo Branco e translado para as aldeias de Penha Garcia e Monsanto de autocarro, com guia, café da manhã, almoço e lanche incluído. As partidas são de Santa Apolónia às 8h15 (com opções de embarque em Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento e Abrantes) todos os sábados de Março a Novembro por 54,50€ e 36,50€ crianças de 4 a 12 anos. Para mais informações e reservas direto no site da CP.


Booking.com
 

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: