Belmonte: Roteiro de 1 dia

 

Belmonte é mais uma das aldeias históricas de Portugal, assim como Piódão, e tem uma ligação super forte com o Brasil. E sabem por quê? porque foi onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

Belmonte fica próximo a Serra da Estrela, inclusive tem uma bela vista sobre a encosta da serra e acredita-se que a origem do seu nome é justamente por isso. Porque a aldeia foi construída em cima de um monte belo ou belo monte.

 
Castelo de Belmonte

Castelo de Belmonte

 

Belmonte é quase tão antigo quanto a criação de Portugal, pois seu foral foi em 1199. Mas já tinha presença humana desde épocas mais remotas, inclusive os romanos já passaram pela região.

Além disso, sua história está muito ligada com a família Cabral (já dei o spoiler que foi onde nasceu Pedro Álvares Cabral, mas já já conto mais) e também com o judaísmo.

A comunidade judaica em Belmonte aumentou significativamente depois que os Reis da Espanha, no século XV, expulsaram os judeus do país. Por isso, muitos judeus se estabeleceram em cidades portuguesas próximo a fronteira e Belmonte foi uma delas.

 
Belmonte

Belmonte

 

O que fazer em Belmonte:

- Conheça o Castelo de Belmonte

O Castelo de Belmonte é do século XIII e foi um dos lugares onde a família Cabral morou. Além disso, foi onde o navegador Pedro Álvares Cabral nasceu em 1467, para depois em 1500 descobrir o Brasil enquanto tentava chegar na Índia. Vale a pena visitar o castelo e conferir a bela vista de Belmonte e da Serra da Estrela ao fundo. Destaque para a grande e bela janela manuelina.

Durante muitos anos, o castelo esteve abandonado após um incêndio e depois que o restauraram, em 1992, criaram uma espécie de anfiteatro dentro para eventos e espetáculos.

Uma cuirosidade é sobre a cruz de madeira que tem quase em frente ao Castelo, é feita de Pau Brasil e é uma réplica da cruz da primeira missa celebrada no Brasil. Além disso, foi oferecida a Belmonte nos anos 50 pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek.

 
Castelo de Belmonte

Castelo de Belmonte

 

-Capela de Santo António e Capela do Calvário

Praticamente em frente a entrada do Castelo, duas pequenas capelas chamam atenção. Apesar de estarem bem próximas, são capelas de períodos diferentes. A Capela de Santo António é do século XV que apresenta os brasões das famílias Queirós, Gouveia e Cabral. Já a Capela do Calvário é do século XIX.

 
Capelas de Santo António e do Calvário Fonte: CM Belmonte

Capelas de Santo António e do Calvário Fonte: CM Belmonte

 

-Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

A Igreja de Santiago é do século XIII, mais precisamente de 1240 e fica num dos caminhos de peregrinação de Santiago de Compostela. No conjunto da Igreja tem ainda a capela, onde atualmente é o Panteão dos Cabrais e estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e família.

 
Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

 

-Judiaria

Já contei um pouquinho da importante relação de Belmonte com o Judaísmo, então ande por onde era o antigo bairro da Judiaria (lugar destinado para os judeus morarem antigamente) e observe as pequenas e charmosas casas de granito com detalhes de cruzes junto às portas. Para se direcionar, a antiga judiaria fica em torno da Rua Direita e da Rua da Fonte Rosa.

-Museu Judaico

Depois que os judeus se refugiaram em Portugal, o Rei D. Manuel I em 1496 também ordenou a expulsão dos judeus ou então teriam que ser converter ao Cristianismo, surgindo assim os cristãos-novos. Porém, “convertidos”, sempre mantiveram suas tradições mesmo que escondidos. Só puderam voltar a se posicionar no Judaísmo em 1989, quando fundaram a Comunidade Judaica de Belmonte.

O Museu Judaico de Belmonte faz uma homenagem aos Judeus que durante séculos tiveram que resistir às intensas perseguições e conta também a importância na história de Belmonte.

 
Museu Judaico

Museu Judaico

 

-Sinagoga Bet Eliahu

A Sinagoga Bet Eliahu foi inaugurada em 1996, ano que marcava os 500 anos que o Rei D. Manuel ordenou a a expulsão de judeus. A Sinagoga pode ser visitada mediante agendamento prévio.

 
Sinagoga Fonte: Aldeias Históricas

Sinagoga Fonte: Aldeias Históricas

 

-Antigos Paços do Concelho e Pelourinho

Junto ao Pelourinho, os antigos Paços do Concelho construídos por volta do século XVI abrigam, atualmente, a Biblioteca Municipal.

 
Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho

 

-Museu dos Descobrimentos e Solar dos Cabrais

O Museu dos Descobrimento fica junto à casa (solar) onde a família Cabral já habitou. É um museu interativo, de sensações e afetos que transportam o visitante para a história de mais de 500 anos dos descobrimentos e do Brasil.

-Museu do Azeite

O Museu do Azeite fica num antigo lagar de Belmonte e é possível observar toda a maquinaria do século XX da transformação da azeitona em azeite. O melhor de tudo é que também pode comprar diversos produtos da região, como azeite, vinho, compotas e entre outros.

-Estátua de Pedro Álvares Cabral

Por último, mas não menos importante, não podia faltar a Estátua de Pedro Álvares Cabral. Escultura de 1961 e inaugurada em 1963 por JK que foi Presidente do Brasil de 1956 a 1961.

 
Estátua de Pedro Álvares Cabral

Estátua de Pedro Álvares Cabral

 

O que mais posso conhecer nos arredores de Belmonte?

-Centum Cellas

A cerca de 4km do centro de Belmonte e no caminho para a Guarda está a Torre de Centum Cellas.

É uma construção curiosa que ainda não se sabe ao certo a origem e para que servia, mas acredita-se que é uma evidência da presença romana, porque seria um ponto de passagem do caminho que ligava Mérida à Guarda.

 
Torre de Centum Cellas Fonte: CM Belmonte

Torre de Centum Cellas Fonte: CM Belmonte

 

Onde comer em Belmonte:

  • Casa do Castelo

    Bem juntinho ao Castelo e a Igreja de Santiago está o restaurante Casa do Castelo. Super tradicional e com o melhor da comida da região, aproveite para experimentar o famoso bacalhau na telha, o cabrito à castelo ou o borrego d’ouro.

Como Chegar em Belmonte:

Belmonte fica bem pertinho da Serra da Estrela, pouco mais de 40km de distância.

Saindo de Lisboa: são cerca de 300km de Lisboa pela A1 e depois pegando a A23 e a viagem dura pouco menos de 3h.

Saindo do Porto: são cerca de 230km do Porto, seguindo pela A29 e depois A25 e a viagem dura pouco mais de 2h.

Onde Ficar Hospedado em Belmonte:

Ficar hospedada em Belmonte vale super a pena para quem quer descansar e viver a experiência de dormir numa aldeia histórica.

Entre as minhas sugestões de hospedagem estão duas casas na aldeia, para ter a experiência completa como se fosse um local. Um hotel também na aldeia e uma pousada, um pouco mais afastada, mas onde era o Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança.

Casa Miriam

Fonte: Booking.com

A Casa Miriam, como o nome sugere, é uma casa da aldeia, em estilo rústico com um quarto, além de um sofá-cama. É para quem buscar viver a experiência de uma aldeia histórica, mas com todo o conforto dos dias de hoje.

Casa Abraao

Fonte: Booking.com

A Casa Abraao fica no antigo bairro judaico e está a 100 m do Castelo de Belmonte. Assim, como a Casa Miriam é para quem quer ter a experiência completa da aldeia. A casa tem um quarto, TV, lareira, banheiro com chuveiro e cozinha totalmente equipada, com micro-ondas e geladeira. distância.

Belmonte Sinai Hotel ****

Fonte: Booking.com

O Belmonte Sinai Hotel é para quem não abre mão de se hospedar num hotel. Está incluído o café da manhã, continental ou kosher.

Pousada de Belmonte

Fonte: Booking.com

A Pousada de Belmonte fica no Mosteiro medieval da Nossa Senhora da Esperança e é um hotel boutique. Ideal para quem prefere ficar mais afastado, mas ter uma experiência única de se hospedar num mosteiro convertido, mas super bem preservado.Todos os quartos têm varanda com vista para a Reserva Natural da Serra da Estrela.


Quer conhecer Belmonte e quer um passeio privativo com motorista?

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.

PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM. 


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: