Convento do Carmo: Como visitar?
O Convento do Carmo, na minha opinião, é um dos pontos turísticos mais do que obrigatórios em Lisboa. Mas já já vocês vão entender o porquê…
Entrada das Ruínas do Convento do Carmo
O Convento do Carmo fica em Lisboa e, assim como o Mosteiro da Batalha, também foi mandado construir como forma de agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota.
Foi fundado em 1389 por D.Nuno Álvares Pereira, grande estrategista da Batalha de Aljubarrota e diversas outras, sem jamais ter perdido uma batalha.
Para quem não sabe a Batalha de Aljubarrota é a mais famosa das batalhas entre Portugal e Espanha, porque a vitória de Portugal era praticamente impossível.
As tropas de Portugal foram lideradas pelo Rei, D.João I e por Nuno Álvares Pereira, o grande estrategista, e tinha em torno de 7 mil soldados. As tropas da Espanha tinham quase 40 mil soldados e ainda assim, Portugal venceu a Batalha. Dá para entender o porque de terem dois grandes monumentos no país em agradecimento a essa vitória mais que imprevisível.
Vale completar que D. Nuno Álvares Pereira era muito religioso e, hoje em dia, é um santo português da Igreja Católica: São Nuno de Santa Maria, ou melhor, o Santo Condestável.
Mas além disso tudo, o Convento do Carmo é marco de umas das maiores tragédias do país, o terremoto de 1 de novembro de 1755. Por isso, o seu estado atual são ruínas. Para também ninguém nunca se esquecer deste fatídico dia. Mas o céu azul de Lisboa acaba por ser um teto incrível, talvez o melhor que pudesse ter para guardar tanta beleza e história em um único lugar. Acho que dispensa mais explicações. É necessário conhecerem para entenderem o que eu falo.
E antes de ficar em ruínas, foi a principal igreja em estilo gótico de Lisboa.
Convento do Carmo
A Capela Mor e algumas salas internas do Antigo Convento do Carmo funcionam como museu arqueológico, com peças de várias épocas da história de Portugal.
O que hoje visitamos como Convento do Carmo, era a Igreja, Sacristia e algumas salas. A parte habitável do convento foi transformada em instalações militares em 1836, sendo o Quartel do Carmo sede do comando da GNR (Guarda Nacional Republicana). Local que teve grande importância na Revolução dos Cravos e fim da ditadura em Portugal. Atualmente, funciona como museu e também pode ser visitado.
A entrada nas Ruínas do Convento do Carmo custa 5€ e funciona nos seguintes horários de segunda a sábado:
Outubro a Abril: das 10h00 às 18h00
Maio a Setembro: das 10h00 às 19h00
Atenção que não abre aos domingos e nem 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Saiba mais informações, aqui.
Capela Mor do Convento do Carmo
O Convento do Carmo também deu origem a uma das famosas expressões portuguesas : “Cair o Carmo e a Trindade”? Porque o (convento do) Carmo e o (convento da) Trindade eram dois grandes conventos de Lisboa que ruíram com o terremoto de 1755, daí a origem dessa expressão que, hoje em dia, é utilizada quando alguma coisa causa surpresa ou confusão. A título de curiosidade, onde era o (refeitório, parte do claustro e da igreja do) Convento da Trindade, funciona desde 1836 a Cervejaria Trindade.
Como Chegar no Convento do Carmo:
O Convento do Carmo fica em Lisboa, no Largo do Carmo, bem perto do Chiado e do Bairro Alto.
Metro: sair na estação Baixa-Chiado (Linha Azul e Verde), em direção ao Largo do Chiado e depois andar menos de 300m em direção ao Largo do Carmo.
Ascensor da Glória: Para quem está na Avenida da Liberdade, pode chegar junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara com o Ascensor da Glória e depois descer 500m em direção ao Largo do Carmo.
Lateral Convento do Carmo
ONDE FICAR:
O Chiado é uma das melhores regiões para se hospedar em Lisboa. Se essa for a sua intenção, confere o artigo com dicas de hospedagem em Lisboa e sugestões de hotéis, apartamentos e hostels.
Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.
Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: