Convento do Carmo: Como visitar?

 

O Convento do Carmo, na minha opinião, é um dos pontos turísticos mais do que obrigatórios em Lisboa. Mas já já vocês vão entender o porquê…

 
Entrada das Ruínas do Convento do Carmo

Entrada das Ruínas do Convento do Carmo

 

O Convento do Carmo fica em Lisboa e, assim como o Mosteiro da Batalha, também foi mandado construir como forma de agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota.

Descubra como visitar o Mosteiro da Batalha

Foi fundado em 1389 por D.Nuno Álvares Pereira, grande estrategista da Batalha de Aljubarrota e diversas outras, sem jamais ter perdido uma batalha.

Para quem não sabe a Batalha de Aljubarrota é a mais famosa das batalhas entre Portugal e Espanha, porque a vitória de Portugal era praticamente impossível.

As tropas de Portugal foram lideradas pelo Rei, D.João I e por Nuno Álvares Pereira, o grande estrategista, e tinha em torno de 7 mil soldados. As tropas da Espanha tinham quase 40 mil soldados e ainda assim, Portugal venceu a Batalha. Dá para entender o porque de terem dois grandes monumentos no país em agradecimento a essa vitória mais que imprevisível.

Vale completar que D. Nuno Álvares Pereira era muito religioso e, hoje em dia, é um santo português da Igreja Católica: São Nuno de Santa Maria, ou melhor, o Santo Condestável.

Mas além disso tudo, o Convento do Carmo é marco de umas das maiores tragédias do país, o terremoto de 1 de novembro de 1755. Por isso, o seu estado atual são ruínas. Para também ninguém nunca se esquecer deste fatídico dia. Mas o céu azul de Lisboa acaba por ser um teto incrível, talvez o melhor que pudesse ter para guardar tanta beleza e história em um único lugar. Acho que dispensa mais explicações. É necessário conhecerem para entenderem o que eu falo.

E antes de ficar em ruínas, foi a principal igreja em estilo gótico de Lisboa.

 
Convento do Carmo

Convento do Carmo

 

A Capela Mor e algumas salas internas do Antigo Convento do Carmo funcionam como museu arqueológico, com peças de várias épocas da história de Portugal.

O que hoje visitamos como Convento do Carmo, era a Igreja, Sacristia e algumas salas. A parte habitável do convento foi transformada em instalações militares em 1836, sendo o Quartel do Carmo sede do comando da GNR (Guarda Nacional Republicana). Local que teve grande importância na Revolução dos Cravos e fim da ditadura em Portugal. Atualmente, funciona como museu e também pode ser visitado.

A entrada nas Ruínas do Convento do Carmo custa 5€ e funciona nos seguintes horários de segunda a sábado:
Outubro a Abril: das 10h00 às 18h00
Maio a Setembro: das 10h00 às 19h00 

Atenção que não abre aos domingos e nem 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Saiba mais informações, aqui.

 
Capela Mor do Convento do Carmo

Capela Mor do Convento do Carmo

 

O Convento do Carmo também deu origem a uma das famosas expressões portuguesas : “Cair o Carmo e a Trindade”? Porque o (convento do) Carmo e o (convento da) Trindade eram dois grandes conventos de Lisboa que ruíram com o terremoto de 1755, daí a origem dessa expressão que, hoje em dia, é utilizada quando alguma coisa causa surpresa ou confusão. A título de curiosidade, onde era o (refeitório, parte do claustro e da igreja do) Convento da Trindade, funciona desde 1836 a Cervejaria Trindade.

Como Chegar no Convento do Carmo:

O Convento do Carmo fica em Lisboa, no Largo do Carmo, bem perto do Chiado e do Bairro Alto.

Metro: sair na estação Baixa-Chiado (Linha Azul e Verde), em direção ao Largo do Chiado e depois andar menos de 300m em direção ao Largo do Carmo.

Ascensor da Glória: Para quem está na Avenida da Liberdade, pode chegar junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara com o Ascensor da Glória e depois descer 500m em direção ao Largo do Carmo.

 
Lateral Convento do Carmo

Lateral Convento do Carmo

 

ONDE FICAR:

O Chiado é uma das melhores regiões para se hospedar em Lisboa. Se essa for a sua intenção, confere o artigo com dicas de hospedagem em Lisboa e sugestões de hotéis, apartamentos e hostels.

Confere as sugestões de hospedagem no Chiado


Booking.com
 
sobre a autora.jpg

Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.

Planeje sua viagem:

 
 

Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: