Setúbal: Roteiro de 1 dia (com dicas dos arredores!)
Setúbal é tão pertinho de Lisboa, muitas vezes ponto de passagem para ir para a Comporta, Praias da Serra da Arrábida ou Azeitão e suas vinícolas (mais detalhes no fim deste artigo!), mas nem sempre as pessoas param para conhecer a cidade e tudo o que tem a oferecer.
A cidade tem uma longa história e já foi habitada por fenícios e romanos, que, inclusive, deram o nome da povoação de Cetóbriga que com o tempo passou a ser chamada de Setúbal. Os romanos também foram responsáveis pela introdução de uma das mais tradicionais atividades da região, a recolha de sal e conservação de alimentos.
Setúbal sempre teve uma ligação forte com o mar, devido a sua localização junto à foz do Rio Sado, sendo já no século XIV um dos principais Portos de Portugal.
É um cidade com grande presença de pesca, por isso, não faltam bons peixes e mariscos frescos e, claro, o famoso e típico choco frito (para quem não sabe choco é um molusco e em Setúbal é muito comum encontrar sua versão panada e frita).
Além disso, o Estuário do Sado é um dos melhores locais para se ver Golfinhos em seu habitat natural, pois alguns habitam esta região.
Setúbal também foi berço de dois grandes nomes da cultura portuguesa, Luisa Todi, cantora lírica do século XVIII, e Bocage, um dos mais famosos poetas portugueses.
O que fazer em Setúbal:
-Mercado do Livramento
Conhecer o Mercado do Livramento de Setúbal é obrigatório. Um dos mercados mais bonitos que já conheci, pelo seu interior e pelos produtos. E não sou só eu que digo, o jornal americano USA Today o elegeu como um dos melhores mercados de peixe do mundo. Você pode encontrar os mais belos legumes, frutas, verduras, produtos regionais como queijos, mel e etc e, claro, os peixes e mariscos mais frescos.
O Mercado do Livramento existe desde 1876, mas seu edifício atual em art déco é de 1930. O seu interior é decorado com um painel de azulejos com mais de 5 mil peças (!!!) que retratam cenas da vida cotidiana.
O mercado funciona de 7h30 às 14h00, porém fecha às segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 15 de setembro e 25 de dezembro.
- Centro Histórico
Ande com calma pelo centro de Setúbal e descubra a Avenida Luísa Todi e seu canteiro central repleto de jardins e monumentos. Não se esqueça de tirar foto com o Choco, tem dois, um em cada ponta da avenida.
Descubra a Praça de Bocage e a Igreja de São Julião. Além da sua estátua na praça que lhe dá o nome, tem a Câmara Municipal e a Igreja de São Julião, que foi contruída no século XIII e depois reconstruída a pedido de D.Manuel I. Por isso, encontramos os belos portais em estilo Manuelino. Não deixe de entrar na igreja que é super bonita e tem detalhes em azulejos <3.
- Sé de Setúbal
A Sé de Setúbal fica onde era o coração da cidade medieval (por isso, ande com atenção para se encantar por essa região) e é dedicada a Santa Maria da Graça. Foi edificada no século XIII e reconstruída no século XVI. Não deixe de reparar na sua arquitetura maneirista e entre para admirar o trabalho em talha dourada, os frescos setecentistas das colunas que sustentam as naves e, claro, os painéis de azulejos do século XVIII, que representam cenas da vida da Virgem Maria.
-Porta de São Sebastião
A Porta de São Sebastião é um resquício da antiga muralha que já existiu em Setúbal. Sim, era uma das entradas da muralha e foi aberta em 1533. O seu nome é devido à Ermida de São Sebastião que tinha em frente, onde hoje é o largo do miradouro.
- Miradouro de São Sebastião
Assim que avistar o Miradouro de São Sebastião lembrará imediadamente do Miradouro de Santa Luzia, em Lisboa. Repleto de azulejos e de frente para a Baía de Setúbal vai te arrancar alguns suspiros e garantir muitas fotos.
-Doca de Pesca de Setúbal e Golfinho Parade
Conheça a doca de pesca de Setúbal, admire a movimentação, veja as gaivotas que vem e vão atrás do peixe. Aproveite para conhecer também a Golfinho Parade, intervenção artística com réplicas dos golfinhos do Estuário do Sado, pintados por alunos dos jardins de infância e das escolas da cidade.
-Jardim da Beira Mar e Praia da Saúde
O Jardim da Beira Mar é perfeito para um pequena caminhada a beira mar. Sinta a tranquilidade, se encante com os tons de azul do mar e siga em direção à Praia da Saúde, a praia urbana de Setúbal.
Se for fã de água de coco, geralmente tem um tuktuk que vende coco verde fresquinho mesmo em frente a praia.
-Forte de São Filipe
O Forte de São Filipe é uma fortificação militar construída durante a Distania Filipina, período que Portugal ficou sob o domínio Espanhol, para proteção da cidade. Com localização privilegiada, garante panorâmicas de Setúbal, da Península de Tróia e da Serra da Arrábida.
Aproveite e sente na esplanada e beba um copo ou café para admirar a vista com calma. Não deixe de conferir também a Capela de São Filipe, uma pequena capela repleeeeeta de azulejos, com painéis que retratam a vida do santo.
- Convento de Jesus
O Convento de Jesus é considerado uma das primeiras obras de Manuelino em Portugal e foi desenhado em 1494 por Diogo Boitaca, o mesmo arquiteto que projetou o Mosteiro dos Jerónimos. Originalmente, era um convento feminino da Ordem das Clarissas e, atualmente, funciona o Museu de Setúbal.
O Museu de Setúbal possui coleções relacionadas com arte, história, arqueologia e numismática. Além de coleções de pintura, arte sacra, ourivesaria, azulejaria e outras artes decorativas.
-Comer choco frito ou peixe fresco grelhado
Ir a Setúbal implica numa dessas duas obrigatoriedades. Sim, a região famosa por seu choco e peixe super frescos pede que você conheça e se delicie com as suas maravilhas gastronômicas. A grande maioria dos restaurantes, está na Avenida Luisa Todi ou em frente à doca de pesca. Minhas sugestão é o Restaurante O Miguel, mesmo em frente à doca. Mas pode escolher sem medo, porque dificilmente comerá mal em Setúbal.
Que outras coisas posso fazer em Setúbal e Região?
-Ver os golfinhos
Como disse anteriormente, há uma espécie de golfinhos, golfinho-roaz, que habitam o Estuário do Sado. Por isso, é muito comum que quem tem um pouco mais de tempo, queira ver os golfinhos. Há pelo menos 3 empresas que fazem estes serviço, em diferentes tipos de barco. Porém, nem sempre é garantido que consiga ver os golfinhos e algumas empresas permitem que volte outro dia de graça, caso não consiga ver.
Mas tem dias, que mesmo nos ferries para a Comporta é possível ver.
-Aproveitar as Praias da Serra da Arrábida
A Serra da Arrábida fica mesmo do ladinho de Setúbal e é uma região única onde a serra e o mar cristalino se encontram em paisagens únicas. São algumas das mais belas praias de Portugal e para te ajudar confere o artigo com as melhores praias da Serra da Arrábida.
-Conhecer Azeitão
Azeitão fica a poucos kms de Setúbal, “escondido” por trás da Serra da Arrábida, que traz características únicas para o solo e clima. É bem famoso por seus vinhos, por isso visitar as vinícolas e experimentar o Moscatel de Setúbal é um dos programas obrigatórios.
As vinícolas da Quinta da Bacalhôa, José Maria da Fonseca (o vinho Periquita é um dos mais conhecidos mundialmente) ou Venâncio da Costa Lima (um pouco mais adiante da vila de Azeitão) estão abertas para visitas guiadas o ano todo e incluem provas de vinhos (algumas com opção de queijos e produtos da região para acompanhar). Por isso, escolha a prova de sua preferência, mas também não deixe de experimentar o Moscatel de Setúbal, um vinho licoroso de denominação de origem controlada (DOC), ou seja, só pode ser produzido nessa região.
Em Azeitão, também não pode deixar de comer um dos melhores e mais famosos queijos do país (o meu preferido), o Queijo de Azeitão. É, inclusive, possível conhecer o Museu do Queijo de Azeitão, que fica na Quinta Velha Queijeira, onde pode conhecer mais sobre o queijo, como é feito e degustar no fim da visita.
Lembre-se sempre que é necessário agendar previamente as visitas.
Depois não deixe de experimentar as famosas tortas de Azeitão, doces típicos da região feitos à base de ovos (claro!). A Pastelaria Cego é um dos lugares mais tradicionais para se deliciar com esta iguaria.
-Aproveitar a Praia da Comporta (e não só!)
A Comporta é outro destino queridinho e bem badalado nos últimos anos. Com praias de azul cristalino, ótimos restaurantes e boa infraestrutura não há quem não se encante.
Aproveite a praia, almoce num dos restaurantes tradicionais como o Dona Bia ou nO Dinis, na praia do carvalhal.
Não deixe de conhecer o Cais Palafítico da Carrasqueira, cais que foi construído com estacas de madeira por pescadores na década de 60 e é unico na Europa. Garante ótimas fotos e tem um pôr-so-sol espetacular.
Como Chegar em Setúbal:
Carro: pela A2 passando pela Ponte 25 de Abril ou pela A12 se for pela Ponte Vasco da Gama. Em ambos os trajetos, a distância é em torno de 50km.
Comboio: há comboios diretos para Setúbal da Fertagus que partem de Roma-Areeiro (linha verde do metro) ou Entre Campos (linha amarela) em direção a Setúbal. A viagem dura cerca de 1 hora e o bilhete custa 4,55€.
Onde Ficar Hospedado em Setúbal:
Quer conhecer Setúbal e aproveitar tudo o que a cidade e a região tem para oferecer? Ficar hospedado um dia ou mais é uma ótima opção. Por isso, confere abaixo algumas sugestões.
Fonte: Booking.com
O Luna Esperança Centro Hotel fica na Avenida Luísa Todi, bem pertinho dos restaurantes e lojas e dos ferries.
Fonte: Booking.com
O Hotel Solaris fica bem no coração de Setúbal num charmoso casario.
Quer conhecer Setúbal e região, mas prefere um passeio privativo com motorista?
Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação, que em breve retornaremos o contacto.
PASSEIOS COM MOTORISTA OFERECIDO EM PARCERIA COM a itinerários glamorosos.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE: TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SÃO APENAS PARA USO EXCLUSIVO DE COMUNICAÇÃO ENTRE LEITORES E O VIVER PORTUGAL, SEM QUALQUER OUTRO FIM.
Gosta das dicas do Viver Portugal? Então me ajude a manter o blog no ar reservando os serviços (Hospedagem, Seguro Viagem, Aluguel de Carro) através dos links aqui disponibilizados. Você não paga nada a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão.
Tenha experiências únicas com o Viver Portugal, como tours em Lisboa ou Ensaios Fotográficos: